Imagine uma empresa e seus diversos departamentos tendo que tomar providências acerca da demissão de um importante funcionário. Este colaborador costumava viajar portando equipamento da empresa; mantinha plano de saúde para todos os cinco membros da sua família; tinha seguro de vida patrocinado pela empresa; gerenciava uma área logística; era copiado em todos os e-mails trocados por três departamentos da corporação; havia recebido a primeira parcela do 13º salário como adiantamento, o que deve ser acertado na rescisão. As providências envolvem pelo menos seis departamentos da empresa: RH, logística, patrimônio, TI e financeiro.
Como melhorar a comunicação dentro da empresa?
O que aconteceria se o fluxo dessas informações fosse manual e dependesse apenas da disciplina dos colaboradores envolvidos no processo? Se algum falhar, o processo pode ser comprometido de forma séria. Uma solução é otimizar a comunicação entre áreas com o BPM (Mapeamento de Processos). “Ao adotar uma ferramenta como o HEFLO BPM a empresa opta por uma gestão saudável”, afirma Wallace Oliveira, CEO da Venki Tecnologia. Ele explica que o Mapeamento de Processos (BPM) e sua automatização proporciona a otimização das atividades executadas pela empresa.
“Antigamente éramos procurados por empresas que estavam com problemas graves de comunicação. Hoje as corporações já nos procuram para prevenir esses problemas já que a automatização promovida pela solução Supravizio evita falhas e ruídos de comunicação entre departamentos”.
Soluções isoladas adotadas por cada seção de uma empresa não garantem um processo eficiente por completo. É neste ponto que entra o Supravizio BPM que deve ser implantado conforme a captura dos processos de negócio. É um software personalizado, que educa os colaboradores no processo e garante a execução de todos os controles, evitando prejuízos financeiros para a organização. “O foco do Supravizio BPM é o fluxo de trabalho e não o registro isolado das informações”, conclui o executivo. Num caso como o descrito acima, o Supravizio BPM garantiria a comunicação eficiente e controlaria a continuidade do fluxo, impedindo que o departamento de Recursos Humanos, responsável pela suposta demissão, avançasse para etapas finais do desligamento do colaborador antes de ter retorno das áreas intervenientes.