Em post recentemente publicado aqui no blog falamos sobre Mapeamento de Processos AS IS, destacando sua importância na adoção da gestão por processos. Hoje, vamos dar continuidade ao assunto e falar do Mapeamento de Processos TO BE, incorporando melhorias em relação ao mapeamento AS IS. O artigo a seguir, extraído do blog BPM Quotes e escrito pelo especialista em Sistemas de Gestão Empresarial Pedro Mello, explica quais são as características, precauções e estratégias para realização do mapeamento TO BE.
Para uma visão completa de um projeto de mapeamento de processos leia também Mapeamento de processos BPM – As 7 fases de um projeto.
“Definição: É o trabalho de discussão, definição e documentação da situação futura do processo, comumente chamado de TO BE, a qual é representada em fluxo ou diagrama – também chamado de redesenho ou modelagem.
Quem: Os participantes desse trabalho são principalmente as pessoas que o realizam no dia-a-dia, as chefias e, quando possível, pessoas que tenham experiências externas e bem-sucedidas com o mesmo processo, de forma a enriquecê-lo.
Profundidade: o nível de profundidade da documentação do processo depende dos propósitos do projeto. Deve se tomar cuidado para se levantar toda a informação necessária em uma única reunião. É bastante usual descrever, para cada atividade do processo, um nível de detalhamento que torne possível a um eventual aprendiz, entender com o mínimo de detalhe, como se faz essa atividade.
Estrutura da documentação: É fundamental que o processo documentado – fluxo – tenha o correspondente elemento na estrutura macro de processos da organização, representada pela Cadeia de Valor.
Cuidados e preparativos para a documentação TO BE:
- Nos casos de documentação baseada em funcionalidade de sistema ERP, certifique-se de que especialistas em cada módulo tenham participação na definição TO BE do processo;
- Conferir estratégia e indicadores relacionados aos objetivos dos processos, verificando o alinhamento do processo à estratégia do negócio;
- Assegurar-se com relação à comunicação (dentro do escopo de Change Management):
- Conscientizar alta gestão sobre o projeto, requisitos, comprometimentos etc.
- Conscientizar operacionais sobre o projeto, requisitos, comprometimentos etc. (Seminários / Workshops de Gestão de Processos).
Técnicas: O mapeamento de processos pode ser feito de algumas formas, dependendo do cenário e contexto da empresa. As mais usuais são:
- Entrevista: que embora seja a mais usual é desaconselhável, por considerar a visão de uma única pessoa.
- Reunião JAD: na qual representantes dos envolvidos com o processo se reúnem em um mesmo local, para a documentação do processo. Esta é, de longe, a mais adequada, pela rapidez e qualidade do produto gerado.
Algumas lembranças relativas à documentação de Processos TO BE:
- Trabalhe blocos pequenos de processos – segundo o critério de priorização. Grandes projetos se desgastam com o tempo e demoram a dar resultados, gerando descrédito.
- Cuidado para não mapear processos da área – oriente-se pela Cadeia de Valor.
- Chamar para as reuniões de mapeamento as pessoas que mais conhecem os processos é chave de sucesso.
- Crie uma visão de futuro cheia de entusiasmo – Algo que todos tenham interesse em atingir
- Não pense nas restrições, pense em como o processo deveria idealmente funcionar
- Considere todos os ”gostaria que” – lembre-se das expectativas da alta gestão
- Não deixe de definir Indicadores de Desempenho para o processo (KPI)
- Não deixe de definir Gestor para o processo que está sendo redesenhado.
- Valide com a alta gestão as melhorias identificadas e propostas na reunião TO BE.
- Leve em conta se a expectativa dos gestores com relação aos ganhos está sendo alcançada – calcule o ROI(retorno do investimento), para cada processo tratado. A fonte fundamental para isso são as medidas de melhorias aprovadas (validadas) pela alta gestão. Neste caso é salutar que se tenha o problema que está sendo resolvido e o seu valor ou o valor do seu malefício, bem como o custo para desenvolver e implementar a solução.
- Crie um plano de implementação das mudanças, de acordo com as datas possíveis para cada melhoria aprovada (validada).
Algumas questões usuais em definição de mapeamento de processos TO BE:
- O que estamos fazendo e não tem valor (considere cliente e a própria organização)
- O que não estamos fazendo, mas tem valor (idem)
- O que estamos fazendo fracamente, mas é esperado mais;
- O que estamos fazendo fortemente, mas não é esperado tanto.
- Com relação às atividades, considere o que pode ser:
- Eliminado;
- Substituído;
- Adicionado;
- Melhorado;
- Unificado (com outras atividades);
- Juntado e feito em única área;
- Paralelizado (em relação à execução).
Cuidados para a implementação das melhorias:
- Acompanhe cada data e compromisso e ao implementá-lo, certifique-se de que o processo executado
- está em conformidade com a documentação e obtenha do responsável pela execução assinatura em
- algum documento, confirmando isso;
- Procure não delegar ou transferir responsabilidade pelo acompanhamento e certificação da implementação da melhoria;
- Caso alguma melhoria não possa ser implementada na data acordada, coloque a justificativa, sem perder
- a história.
Aplicação para documentação da situação TO BE do processo:
- Base de para a geração do Blueprint de implementação, nos casos de redesenho baseado na funcionalidade de sistema ERP;
- Imagem da operação, definida pelo redesenho do processo;
- Estudos do processo, relativos a Custeio, Competências, Riscos e Controles, etc.;
- Padronização, nos casos de diferentes práticas para o mesmo processo na mesma organização – visão de unificação;
- Treinamento interno da nova operação;
- Fonte para automação do processo, ou para desenvolvimento de solução informatizada.
Não se esqueça de publicar os ganhos obtidos com as melhorias implementadas.”
5 Comentários. Deixe novo
Olá, muito bom o artigo.
Só uma ressalva: procure sempre deixar a fonte das informações, pois ,devido ao assunto ser dinâmico, sempre ocorre divergências entre autores.
E nós, meros mortais,na maioria das vezes, precisamos embasar os argumentos para convencer as pessoas.
legal !! me ajudou bastante,
Obrigado
De nada!
Muito interessante o artigo.
Obrigado