A definição tradicional sobre o que é reengenharia de processos envolve o redesenho radical dos processos de negócios para atingir melhorias dramáticas na produtividade, ciclos e qualidade.
A mudança é extrema, iniciando-se com uma folha de papel em branco e terminando com um processo completamente novo, sempre pensando no valor agregado oferecido ao cliente. O foco está nas necessidades do consumidor, sempre. Camadas inteiras de trabalho, processos e trabalhadores podem ser cortados se percebermos que não adicionam valor ao cliente.
Qual a diferença entre reengenharia de processos e metodologia de gerenciamento de processos?
Você pode estar pensando que isso é exatamente o que a metodologia de gerenciamento de processos faz. Esse não é, no entanto, o caso, já que são dois conceitos distintos. Abaixo veremos suas diferenças e o que é reengenharia de processos.
Metodologia de gerenciamento de processos | Reengenharia de processos |
Foca mais na automação de processos, assim, seu risco é mais baixo. | É mais arriscado e visa redesenhar a corporação de baixo para cima. |
Foca em um processo por vez, usando o que já existe. | Apaga todos os processos, começando do zero com todos eles. |
Envolve gerenciamento e otimização. | Envolve redesenho e mudanças radicais nos processos. |
É importante que essa metodologia seja inserida na cultura da empresa, mas a mudança é gradual e assim mais fácil de seguir. | Na reengenharia de processos, até mesmo a missão e visão da empresa podem ser reconsiderados, o que pode resultar em algum desconforto e dificuldade para os envolvidos. |
A mudança é gradual, cíclica e sem fim – para garantir a continuidade. | A mudança acontece rapidamente e de uma vez – para evitar o apego às antigas maneiras. |
A primeira metodologia contribui diretamente para a satisfação do cliente trabalhando nos específicos processos que precisam de mudança, priorizando-os. O que a reengenharia de processos traz é um estudo dos processos como um todo, removendo aqueles que não adicionam valor ao cliente e impedem o crescimento da empresa e redesenhando completamente os demais.
O que é reengenharia de processos – através de passos e dicas
Na reengenharia de processos é importante:
- Organizar através de resultados, não atividades.
- Integrar as informações de processo do trabalho ao trabalho que as produz.
- Ligar atividades paralelas no fluxo de trabalho ao invés de somente integrar seus resultados.
- Alocar o ponto de decisão onde o trabalho é realizado, e assim construir controle no processo.
- Capturar informações de uma vez e em sua origem.
Importante também destacar os passos a seguir:
- Prepare-se para a reengenharia de processos. Planejamento e preparação são cruciais em qualquer projeto, e mais ainda em um que traz mudanças tão radicais como na reengenharia.
- Analise e mapeie os processos AS-IS (como são).
- Identifique as tarefas e processos desnecessários, cortando-os.
- Desenhe do zero e valide os processos TO-BE (futuros).
- Implemente os processos novos, adaptando sua empresa a eles.
Afinal, eu deveria aplicar a reengenharia de processos quando otimizando os processos da minha empresa? Essa pergunta só pode ser respondida dentro de sua organização. As duas metodologias apresentadas são diferentes e muitas vezes complementares. Pode parecer que a reengenharia de processos é difícil de implementar, mas na verdade o que vai definir seu sucesso ou não é a maneira que é implementada. O que é reengenharia de processos dentro da realidade da minha empresa? Que software escolho para a implementação do projeto? Responda essas perguntas e defina o processo! O que a reengenharia de processos visa é uma reinvenção total, não acreditando em pequenas melhorias.
1 Comentário. Deixe novo
Reprojetar radicalmente os processos de negócio de uma empresa pode gerar grandes resultados, mas envolve sérios riscos. É uma reengenharia organizacional, na verdade. Por outro lado o BPM se aproxima mais da melhoria contínua.