Obviamente a satisfação do cliente não é resultante apenas e tão somente do grau de conformidade com as especificações técnicas de um produto ou serviço, mas também de fatores como prazo e pontualidade de entrega, atendimento pré-venda e pós-venda, flexibilidade, condições de pagamento, etc.
E desempenhar todos esses processos empresariais com qualidade significa criar, intencionalmente, uma cultura organizacional em que todas as transações são perfeitamente entendidas e corretamente realizadas, e onde os relacionamentos entre funcionários, fornecedores e clientes sejam bem-sucedidos.
Sob um ponto de vista mais amplo, estabelecer uma sequência de processos focados na qualidade dentro de uma empresa não é apenas projetar uma coleção de atividades, procedimentos e eventos amarrados, mas sim ter uma política inabalável que requer o cumprimento de acordos com requisitos claros para as transações, educação, treinamentos contínuos, atenção aos relacionamentos e envolvimento da gerência nas operações, seguindo a filosofia da melhoria.
Face as constantes mudanças no cenário mercadológico, sobreviverão somente os melhores, os mais adaptáveis e mais bem preparados
Atualmente, as organizações de maior sucesso são aquelas que adotaram as ferramentas de gestão da qualidade e que desempenham seus processos com alto grau de eficiência.
Realizar uma gestão focada em processos de qualidade é uma abordagem abrangente que visa melhorar a competitividade, a eficácia e a flexibilidade de uma empresa por meio de planejamento, organização e compreensão de cada atividade, envolvendo cada indivíduo em cada nível, sendo útil para todos os tipos de empresas.
10 aspectos da qualidade nos processos
- Total satisfação dos clientes.
- Desenvolvimento de recursos humanos.
- Constância de propósitos.
- Gerência participativa.
- Aperfeiçoamento contínuo.
- Garantia da qualidade.
- Delegação.
- Não aceitação de erros.
- Gerência de processos.
- Disseminação de informações.
Quem é o responsável pelos processos de qualidade em uma empresa?
Esta é uma pequena história sobre 4 (quatro) pessoas:
TODO MUNDO, QUALQUER UM, ALGUÉM e NINGUÉM.
Havia um importante trabalho há ser feito, e TODO MUNDO tinha certeza que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM poderia tê-lo feito, porém NINGUÉM fez.
ALGUÉM zangou-se porque era um trabalho de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM poderia fazê-lo, porém NINGUÉM imaginou que TODO MUNDO deixasse de fazê-lo.
No final TODO MUNDO culpou ALGUÉM porque NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.
Essa historinha boba, porém perigosa é a realidade da maioria das empresas nacionais que pouco a pouco perdem concorrência devido a baixa preocupação com a qualidade de produção e serviços oferecidos.
Mas se você não quer que a sua empresa acabe contando a mesma história é melhor optar por um mecanismo mais apropriado para gerenciar o nível do serviço prestado, através da Gestão por Processos.
A Gestão por Processos é uma ferramenta fundamental para melhorar a qualidade dos processos e serviços prestados, pois com a automatização de processos, conseguimos promover transparência, definir responsabilidades entre as pessoas envolvidas, padronizar a comunicação, monitorar tarefas e agir de forma proativa evitando não conformidades e trabalhando para melhorar a qualidade nos serviços prestados.