Atuando no mercado de BPM há mais de 18 anos, Gart Capote, idealizador da pesquisa é referência nacional no assunto e viu em sua realização uma excelente oportunidade para compilar dados sobre a percepção dos usuários a respeito da utilização de processos de negócio e sobre seu impacto na sociedade brasileira.
Capote que é também coach, palestrante e autor dos livros “Guia para Formação de Analistas de Processos – BPM Vol. I (2011)” e “BPM para Todos” (2012), ambos independentes, enxergou na pesquisa sobre as mais desejadas habilidades para o analista de BPM uma excelente oportunidade para agregar conteúdo e finalizar seu terceiro estudo, o livro que recebe o título de “Medição de Valor de Processos para BPM” que está em processo de revisão e será lançado ainda este ano.
Utilizando uma única pergunta “Considerando o cenário atual brasileiro, repleto de desafios e com grandes oportunidades para profissionais e empresas especializadas em gestão por processos (BPM), que habilidade(s) de BPM você gostaria de desenvolver?”, o especialista conseguiu mobilizar cerca de 700 participantes que enviaram suas respostas e interagiram com o pesquisador por e-mail.
De acordo com depoimento de Capote à Revista BPM Brasil, o objetivo da utilização da pesquisa no desenvolvimento de seu atual estudo é justamente traduzir a percepção do profissional brasileiro e lhe ser útil, considerando o crescente interesse desses no gerenciamento de processos de negócio.
“Quero garantir que seu conteúdo esteja aderente ao que o profissional brasileiro – realmente – precisa e deseja. São milhares de pessoas atuando nesse movimento de mudanças na gestão nacional.”
Curioso para saber quais são as habilidades desejadas em BPM pelos brasileiros? Confira: