Você só pode melhorar aquilo que pode gerenciar, só pode gerenciar aquilo que pode medir e só pode medir aquilo que realmente conhece como é executado.
Uma empresa que não conhece de forma clara seus processos está em total desvantagem frente as empresas que tanto conhecem como gerenciam e realizam melhorias constantes a cada dia.
Sem conhecer os processos diários de uma empresa é praticamente impossível implantar melhorias ou mudanças de forma organizada, gerenciável e previsível.
Por isso, se seu intuito é conhecer o que é BPM, tenha em mente que ele é de fundamental importância para as organizações, pois visa reconhecer os processos que estão sendo executados a fim de medi-los e gerencia-los, para que assim, seja possível realizar melhorias e evoluções nos processos.
Mas afinal, o que é BPM?
BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio.
BPM é uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.
O BPM tem como intuito trazer a tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.
A grande vantagem do BPM para uma empresa é a melhora continua dos processos permitindo que as organizações sejam mais eficientes, mais assertivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico.
Inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia. O BPM tem como foco alcançar os objetivos das organizações, sejam elas grandes ou pequenas, por meio de melhorias, gestão e controle de métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
Vídeo explicando o que é BPM
Alguns dos benefícios que a tecnologia BPM trará para sua empresa:
- Transparência em todas as etapas do processo. Veja um case de sucesso: Alog Data Center;
- Maior controle administrativo. Veja um case de sucesso: Bodytech;
- Aumento de produtividade. Veja um case de sucesso: Bureau Veritas;
- Redução de custos. Veja um case de sucesso: Tour House – ITMSS;
- Automação de processos e geração de evidências. Veja um case de sucesso: Sebrae RJ.
Agora que você já sabe o que é BPM, veja também como mapear processos e conheça o HEFLO, um software que permite modelar, executar e gerir processos de negócio na nuvem, tornando a operação ágil e os objetivos gerenciais claros e monitoráveis.
4 Comentários. Deixe novo
Muito objetivo e esclarecedor. O primeiro texto que me fez entender do que se está falando quando o assunto é BPM. Muito obrigado.
Obrigado.
Olá, Wallace. Gostei bastante do artigo e do vídeo nesta postagem. Já tive contato com a gestão de processos, mas como “recurso executor”, havia um encarregado na empresa que nos orientava como analisar os processos e fazer o mapa, mas agora pretendo oferecer esse tipo de serviço para meus clientes.
Tem alguma dica sobre cursos e certificações na área?
Parabéns pelo material.
Olá Carlos
Sim eu indico um treinamento de modelagem BPMN que é uma ferramenta essencial para este trabalho. Veja os links abaixo:
Quiz sobre BPMN: https://www.heflo.com/pt-br/quiz/bpmn-visao-geral/
Curso online de BPMN: https://academy.heflo.com/pt-br/product/curso-modelagem-processos-negocio-bpmn/
Obrigado.