Para que uma empresa atinja o sucesso, primeiro deve-se garantir que ela tenha eficácia para depois assegurar acerca de sua eficiência. Este é o objetivo de um mapeamento de processos BPM:
Implementar efetividade em planos gerais complexos.
Mas para entendermos com profundidade o que é um mapeamento de processos BPM é de fundamental importância conhecermos a definição de processo: um processo é uma sequência de tarefas, ou atividades, que ao serem executadas transformam insumos em algo (resultado) com valor agregado.
A execução de um processo de negócio consome recursos materiais e/ou humanos para agregar valor ao seu resultado. Insumos são matérias-primas, produtos ou serviços vindos de fornecedores internos ou externos que alimentam o processo.
Os resultados são produtos ou serviços que vão ao encontro das necessidades de clientes internos ou externos.
Um mapeamento de processos BPM tem como objetivo determinar a forma como os insumos recebidos são tratados e transformados, para promover este processo com total efetividade, (eficiência + eficácia).
Para fazer um mapeamento de processos BPM todos os detalhes de todos os processos devem ser analisados para que depois seja montado um mapa, demonstrando o fluxo operacional e a interrelação entre as diferentes área e processos.
O mapeamento dos processos BPM possibilita e facilita a construção de sistemas de medições e indicadores de desempenho, avaliando em tempo real a execução das tarefas, medições dos resultados, custos, produção, produtividade, riscos, etc., tornando mais fácil o seu gerenciamento.
Através deste mapeamento é possível calcular os custos totais do processo, o tempo de execução, os responsáveis, o pessoal alocado, o tempo de dedicação de cada recurso e o estabelecimento de melhorias ou otimizações.
Fases de um projeto de mapeamento de processos BPM
Fase 1 – Definir equipes que possam apresentar a rotina
Os participantes desse trabalho são principalmente as pessoas que realizam o processo no dia a dia. Recomenda-se também a participação de pessoas do processo fornecedor e do processo cliente.
Fase 2 – Identificar processos
Obter amplo conhecimento acerca da organização levantando as seguintes informações:
- Estrutura organizacional, as atribuições de cada área e os principais gestores.
- Estratégia de crescimento de cada setor.
- Principais processos de negócio.
- Principais indicadores de desempenho.
- Sistemas de informações utilizados na organização.
- Prioridades estratégicas de implantação de processos.
- Estratégias de terceirização de processos.
Fase 3 – Identificar processos atuais
Levantar dados sobre as políticas que regem os processos, as tarefas executadas, tempos gastos nas atividades, quantidade de pessoas envolvidas em cada atividade, quem são os fornecedores e respectivos clientes internos e quais as suas interações.
Nesta fase não é obrigatória a diagramação dos fluxos, um simples texto em português estruturado é suficiente para formalizar a fase.
Fase 4 – Analisar processo atual e propor melhorias
Análise crítica dos processos para detectar as causas dos problemas e as oportunidades de melhoria no processo. Fontes de problemas e oportunidades:
- Método de trabalho.
- Pessoas.
- Máquinas e equipamentos.
- Matéria prima.
- Ambiente físico.
Ferramentas disponíveis:
- Brainstorming.
- Diagrama de Pareto.
- Diagrama de Ishikawa ou Diagrama de Causa – Efeito.
Fase 5 – Mapear fluxos To Be
Desenvolver alternativas de solução para os problemas do processo. Avaliar cada alternativa em função dos seus impactos sobre:
- Custo-benefício.
- Prazo de implantação.
- Quadro de pessoa.
- Outros.
Também nesta fase:
- Decidir pela melhor alternativa de melhoria.
- Diagramar a nova versão do processo.
Fase 6 – Priorizar e Automatizar
Identificar os processos prioritários para implantação e automatização.
Definir estratégia de automatização:
- Que fluxos serão automatizados no ERP?
- Que fluxos demandam o uso de um sistema de apoio/controle?
Ainda nesta fase:
- Adquirir software e hardware.
- Definir controles para geração de evidências.
- Divulgar e treinar pessoas.
- Implantação efetiva e suporte assistido.
Veja neste vídeo como fazer a automatização de um processo de negócio mapeado na ferramenta HEFLO BPM. Crie sua conta grátis neste aplicativo para modelar, documentar e mapear processos!
Fase 7 – Monitorar, melhorar e expandir automatização
Realizar reuniões periódicas para acompanhamento de indicadores e sugestões de melhoria.
- Criar processos para registro e tratamento de mudanças em processos.
- Estabelecer um comitê de mudanças de processos.
- Manter controle de versão de processos.
- Identificar novos processos para automatização e repetir o passo anterior.
2 Comentários. Deixe novo
Gostaria de receber um demo
Sugiro que crie uma conta grátis do HEFLO para praticar estes conceitos. Veja mais em https://www.heflo.com/pt-br/ferramenta-bpmn/