Se você acredita no famoso ditado que diz ser impossível agradar a gregos e troianos, tente trocar a palavra agradar por satisfazer, e gregos e troianos por acionistas e fornecedores. Melhorou? Nós esperamos que sim, pois esta é chave para a introdução da meta disciplinar de qualidade total em sua empresa.
O conceito de qualidade total nas empresas implica em buscar a satisfação de todos os agentes envolvidos em todas as etapas de um negócio: consumidores, funcionários, vizinhos da empresa e acionistas.
Os 9 princípios fundamentais da qualidade total nas empresas
Gerência participativa
Em uma empresa focada na qualidade total, gerentes e lideres devem estar dispostos a ouvir, motivar, delegar, informar, compartilhar e transformar seus funcionários em equipes funcionais de trabalho. Reduza o medo de opinar e estimule-os a dizer o que pensam. A participação de todos dentro de uma empresa na busca por soluções leva a outras ações ocasionando melhor convívio com os clientes, fornecedores, acionistas e comunidade.
Comunicação transparente
Os canais de comunicação devem estar abertos e as informações devem fluir com transparência dentro da empresa. Os objetivos organizacionais devem ser comunicados e seus clientes também devem saber sua missão e visão.
Satisfação do cliente
Quando se pensa em qualidade total nas empresas, deve-se lembrar da importância de atingir e superar as expectativas dos clientes. Para isso crie ações de atendimento e parcerias focando sempre no diálogo. Busque saber a opinião deles a respeito de sua empresa, produtos e serviços.
Aprimoramento dos recursos humanos
Valorize e capacite seus funcionários. Motive a satisfação no ambiente de trabalho. Os seres humanos são essenciais nos processos produtivos e motivá-los ajuda a aumentar o potencial e a iniciativa. Faça com que eles conheçam a missão e as metas da empresa e invista em capacitação e treinamento.
Delegação
Delegar e descentralizar é muito positivo nas empresas. O controle de uma empresa se torna mais eficiente quando seus funcionários possuem autonomia para tomar decisões e quando não há barreiras para a solução de problemas.
Aperfeiçoamento contínuo
Uma empresa que deseja ter qualidade total deve antecipar as necessidades de seus clientes se comprometendo a melhorar e inovar constantemente. Introduza novas tecnologias e utilize indicadores de desempenho.
Solucionar falhas
A política em uma empresa deve ser a de zero defeito, em todos os seus segmentos. Um erro não deve ser ignorado. Adote ações de prevenção e sane os problemas. Ações corretivas devem ser introduzidas em casos recorrentes, pois prevenir um erro sai mais barato do que consertá-lo posteriormente.
Gerenciamento de processos
Esteja atento. Promova integração e reduza impedimentos entre áreas da empresa.
Garantia da qualidade documentada
Planejar e formalizar é essencial para garantir a qualidade total de um sistema. Os processos devem se tornar rotineiros e sistemáticos. As ações devem ser planejadas e a qualidade do serviço prestado deve ser garantida. É importante ter tudo documentado para facilitar o acesso e permitir que dados sejam encontrados. Os documentos devem conter relação de fornecedores, testes, dados sobre inspeções e informações sobre auditoria, embalagens e ações corretivas.