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O termo SWOT é um acrônimo das palavras Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats que significam respectivamente: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. A Análise SWOT, também é conhecida e amplamente aplicada no Brasil, pelo nome Análise FOFA ou FFOA.
A Análise SWOT é um sistema relativamente simples de detalhamento que visa posicionar ou verificar a posição estratégica de uma determinada empresa em seu ramo de atuação, e devido sua simplicidade e abrangência metodológica pode ser utilizada para fazer qualquer tipo de análise de cenário ou ambiente, desde a criação de uma pequena empresa à gestão de uma multinacional.
Mas para entendermos como colocar em prática a Análise SWOT precisamos entender seu conceito e o que cada palavra que compõe seu nome representa. Veja alguns exemplos de perguntas e dicas de como fazer sua análise logo abaixo.
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Análise SWOT, exemplos de perguntas para desenvolver cada característica
O exercício de criar a sua Análise SWOT consiste em levantar o maior número possível de itens para cada característica. Portanto, vamos analisar ponto a ponto:
Forças
Está relacionada às vantagens que sua empresa possui em relação aos concorrentes. São as aptidões mais fortes de sua empresa. Para defini-las, responda a algumas perguntas relacionadas a este exemplo de Análise SWOT:
- Quais as suas melhores atividades?
- Quais seus melhores recursos?
- Qual sua maior vantagem competitiva?
- Qual o nível de engajamento dos clientes?
As forças também podem ser elementos internos que trazem benefícios para o seu negócio. Uma outra maneira de pensar sobre isso é imaginar os elementos que estão sobre o seu controle, ou seja, você consegue decidir se mantém ou não. Alguns exemplos podem ser:
- A união de sua equipe;
- Uma certa quantidade de ativos (imóveis, equipamentos modernos, etc.);
- Localização privilegiada;
- Relacionamentos estratégicos;
- Modelo de cobrança.
Fraquezas
As fraquezas são as aptidões que interferem ou prejudicam de algum modo o andamento do negócio. É muito importante haver sinceridade nesta etapa da análise. Pode-se encontrar as fraquezas para sua Análise SWOT utilizando os seguintes exemplos de perguntas:
- A mão-de-obra é capacitada?
- Existem lacunas de treinamento?
- Por que a concorrência foi escolhida?
- Por quê meu engajamento não funciona?
As fraquezas encontradas precisam ser examinadas e observadas de forma isolada, para que assim, seja possível nulificar os problemas que ocasionam. Se não for possível corrigir as fraquezas a curto prazo, o ideal é que sejam estudados métodos para minimizar seus efeitos ou tentar contorná-los de modo que se tornem forças relevantes para o negócio. Outros exemplos de fraquezas a serem analisadas:
- Produto altamente perecível;
- Matéria prima escassa;
- Equipe desmotivada;
- Tecnologia ultrapassada;
- Processo de entrega deficitário.
Ameaças
Ao contrário das oportunidades, as ameaças são forças externas que influenciam negativamente a empresa e devem ser tratadas com muita cautela, pois podem prejudicar não somente o planejamento estratégico da companhia, como também, diretamente em seus resultados. Exemplos de ameaças para sua Análise SWOT:
- Novos competidores;
- Perda de trabalhadores fundamentais;
- Mudança de Leis e parâmetros regulamentadores;
- Informatização e automatização de processos.
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As ameaças também podem significar os medos que existem por parte da gestão da empresa. Deve-se pensar, mesmo que por alto, maneiras de mitigá-las. Outros exemplos:
- Entrada de um concorrente muito maior no mercado;
- Pirataria dos seus produtos;
- Escassez de mão de obra;
- Catástrofes naturais/guerras;
- Roubo da tecnologia e informações fundamentais.
Oportunidades
São forças externas que influenciam positivamente a empresa. Não existe controle sobre essas forças, pois elas podem ocorrer de diversas formas, porém, devem ser feitas pesquisas ou planejamentos que prevejam minimamente o acontecimento desses fatos. Como por exemplo:
- Mudanças na política econômica do governo;
- Alteração em algum tributo;
- Investimentos externos;
- Ampliação do crédito ao consumidor.
As oportunidades estão relacionadas aos desejos dos gestores e embora elas estejam fora do controle da empresa, deve-se haver uma preparação mínima para o caso delas ocorrerem. Outros exemplos:
- Algum modismo esporádico que aumente o consumo de seu produto;
- A concorrência precisar de sua ajuda;
- Ter acesso à uma nova tecnologia;
- Algum produto complementar ao seu ser lançado.
Estes exemplos de perguntas e reflexões para a Análise SWOT devem ser desenvolvidas e interpretadas de forma com que consiga unir os principais componentes que atuam como elementos da análise externa e interna.
O “diagnóstico” deve ser confiável e se fundamentar o planejamento de médio e longo prazo da organização. Esse é um método de administração que auxilia a empresa em diversos aspectos, principalmente, na tomada de decisões.
2 Comentários. Deixe novo
Gostei muito da explicação. Escrita simples, desta forma o entendimento é melhor. Parabéns!
Obrigado.