Uma definição da gestão de processos ou gerenciamento de processos de negócio, ou ainda BPM (Business Process Management, do Inglês) seria pouco.
Por isso, reunimos 10 definições, além de frases e comentários, de de profissionais consagrados no mercado para que você possa ter um entendimento definitivo desta matéria:
10 definições de gestão de processos
1- Definição de Gestão de Processos segundo Gart Capote
“Gerenciamento de Processos de Negócio é uma abordagem disciplinar para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócios, automatizados ou não, para alcançar resultados consistentes e alinhados com os objetivos estratégicos da organização”.
Numa linguagem mais direta e informal, este mesmo autor complementa:
“O BPM trata e serve para melhorar a forma como os negócios das organizações são realizados e administrados”.
2- Definição de Gestão de Processos segundo O Guia BPM CBOK
“Gestão de Processos de negócio ou BPM – Business Process Modeling é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar (ou projetar), executar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização, envolvendo, ainda, com ajuda de tecnologia, formas de agregar valor, melhorias, inovações e o gerenciamento dos processos ponta a ponta, levando a uma melhoria do desempenho organizacional e dos resultados de negócios”. (2009)
3- Definição de Gestão de Processos segundo Gregório Varvakis
“O gerenciamento de processos é a definição, análise e melhoria continua dos processos com objetivo de atender as necessidades e expectativas dos clientes”.
Veja também: O que é gestão de processos organizacionais?
4- Definição de Gestão de Processos segundo John Jaston e Johan Nelis
“BPM é a realização dos objetivos de uma organização através da melhoria, do gerenciamento e controle dos seus processos de negócio essenciais”.
5- Definição de Gestão de Processos segundo o Gartner Group
“BPM define, torna possível e gerencia a troca de informações nas organizações através da visão semântica de um processo de negócio, envolvendo empregados, clientes, parceiros, aplicações e bancos de dados.”
Num estudo desenvolvido por Teresa Jones e John Dixon em 2011, o Gartner Group considera:
“BPM é uma abordagem de gestão que requer que as organizações se tornem orientadas a processos e que reduzam a sua dependência das tradicionais estruturas funcionais e territoriais”.
6- Definição de Gestão de Processos segundo DeToro e McCabe
Gestão por processos é “uma estrutura gerencial orientada a processos, em que gestor, time e executores do processo são todos executores e pensadores enquanto projetam seu trabalho, inspecionam seus resultados e redesenham seu sistema de trabalho em alcançar melhores resultados”
Confira: Gestão de processos de negócios BPM – Qualidade que gera produtividade
7- Definição de Gestão de Processos segundo Shane Schick
“BPM é a habilidade de entender e controlar as muitas partes de um processo complexo”.
8- Definição de Gestão de Processos segundo José Osvaldo de Sordi
“Um dos objetivos da prática administrativa da gestão por processos é assegurar a melhoria contínua do desempenho da organização, por meio da elevação dos níveis de qualidade de seus processos de negócios”.
9- Definição de Gestão de Processos segundo Rafael Scucuglia
“Conceitualmente, a gestão por processos significa muito mais do que simplesmente mapear as atividades organizacionais. Significa muito mais do que apenas nomear cada etapa de trabalho com um nome que a identifique […] Resumindo: toda organização é um sistema. Ou seja, funciona como um conjunto de processos. A identificação e o mapeamento destes processos permitem um planejamento adequado das atividades, a definição de responsabilidades e o uso adequado dos recursos disponíveis”.
Veja mais: Gestão de processos versus gestão por processos
10- Definição de Gestão de Processos segundo William J. Kettinger e Varun Grover
“Gestão de processos é um programa que envolve a formalização ou institucionalização do planejamento, estruturação e avaliação dos processos, de forma radical (Reengenharia) ou incremental (melhoria contínua). […] as empresas que se engajarem na gestão de processos devem aplicar múltiplos métodos para coletar informações, redesenhar e acessar seus processos”.
William J. Kettinger e Varun Grover
Você conhece outra definição de gestão de processos?
Então deixe seu comentário e compartilhe seu conhecimento com nossos leitores.
2 Comentários. Deixe novo
oi eu só o wander e quero saber como fazer uma definição de gestão de processo
Olá, veja o artigo sobre O que é BPM ou veja o glossário do HEFLO https://www.heflo.com/pt-br/definicoes/