Otimização de processos industriais é um assunto intimamente ligado a BPM. Mas antes de entrarmos mais a fundo nesse tema, é importante definirmos o que exatamente entendemos por otimização de processos industriais:
Otimização de processos industriais é o esforço da organização dirigido para garantir:
- Maximização da produtividade
- Maximização da segurança
- Minimização dos custos operacionais
O enfoque que se quer dar é manter os níveis de produtividade e eficiência o mais alto possíveis, controlando-se e dosando-se cuidadosamente as outras variáveis que se pode medir durante um processo de otimização industrial, tais como:
- Níveis de estoques
- Níveis de energia
- Temperatura de materiais
- Temperatura de caldeiras
- Pressão de caldeiras
- Níveis de reservatórios
- Velocidade de esteiras
E muitos outros, mas sempre dentro dos limites de segurança.
Neste contexto, um bom sistema BPM, como o Supravizio da Venki, apresenta diversas vantagens que você pode implementar em sua empresa para conseguir monitorar corretamente todas as variáveis chave.
Diferencial: leve em conta o “mundo real”
Aqui está o diferencial desta metodologia: a produtividade e a eficiência deixam de ser uma consequência dos demais níveis e índices medidos e passam a ser determinantes. Invertem-se os papéis: eficiência e produtividade é que determinarão quais são os níveis e valores mais adequados das demais variáveis do sistema para que se consiga a otimização dos processos industriais dentro de parâmetros factíveis, reais e realizáveis.
Como já comentamos várias vezes, antes de otimizar um processo, industrial ou não, é preciso conhecê-lo. E todo processo industrial envolve operações individuais que podem ser otimizadas maximizando sua eficiência e diminuindo seu custo. Ao se integrar todas elas sob esses parâmetros e se manter um rígido controle sobre a medição de cada fator importante (temperatura, pressão, perdas etc), estaremos fazendo com que a planta opere de forma ótima e segura e trabalhando com um enfoque voltado para o “mundo real”, isto é: se aumentarmos a produtividade e a eficiência, algumas variáveis físicas precisam ser controladas e medidas. O melhor dos resultados é exatamente controlar de forma segura as variáveis físicas, sem comprometer a segurança nem a produtividade.
Veja também: Gestão de processos de negócios BPM – Qualidade que gera produtividade
Objetivos da otimização de processos industriais
Mais que alcançar o melhor resultado, otimizar também envolve planejar para desempenhar com a máxima eficiência. Por isso, dentre os objetivos da otimização de processos, podemos listar:
- Colher dados em tempo real
- Transformar dados em informações úteis
- Disponibilizá-los agilmente (painéis de gestão)
- Usá-los para apoiar a tomada de decisão
- Medir os resultados obtidos
- Realimentar o sistema
- Promover a melhoria contínua e otimização dos processos industriais.
Veja mais: Otimização de processos e tecnologia BPM, um casamento de sucesso para a sua empresa
Como você viu, a otimização de processos industriais visa, dentre outras metas, garantir a qualidade produtiva. Para isso, não basta definir detalhadamente como cada atividade deve ser executada e estar certo de que todas as pessoas tem acesso a essas descrições dos processos. É preciso garantir também a execução dentro dos padrões determinados. E, para isso, é preciso monitorar os resultados constantemente. Mais uma vez fica claro que um bom sistema BPM será determinante para qualquer empresa que deseje otimizar processos industriais.
Confira o case desta mineradora: Maior agilidade e eficiência em processos da CADAM