Business Transformation Process é uma das novas tendências de mercado que estão dando o que falar.
Poderíamos traduzir essa expressão do idioma inglês para Processo de Transformação de Negócios. Trata-se de uma visão muito mais ampla e abrangente de como encarar os processos de negócios. Na verdade: processos inteligentes que devem direcionar os negócios.
O redesenho e melhoria de processos se dá em um nível muito superior, em que o próprio papel do negócio em si é questionado, seus objetivos e metas organizacionais e a maneira como os processos devem se tornar inteligentes.
Segundo matéria publicada pela Revista Forbes são 4 os passos para se implantar com sucesso essa nova tendência de mercado
Os 4 passos para o Business Transformation Process:
1. Ter a visão estratégica correta
Isso significa ser capaz de se antecipar e saber o que os clientes vão querer no futuro e como conseguir se adaptar da melhor maneira possível. Com isso em foco, é preciso determinar também a magnitude e a complexidade das mudanças nas estruturas e no redesenho dos processos.
Uma dica é fazer 3 perguntas:
- A transformação será em grande escala ou um reposicionamento pontual é suficiente?
- Sua organização, no estado atual, está preparada para esse tipo de Business Transformation Process?
- Será necessário transformar a organização primeiro, para depois transformar o negócio?
Veja mais sobre estratégia: Entenda todas as etapas dos processos de planejamento estratégico.
2. A execução será a parte mais difícil do Business Transformation Process
Ter a visão estratégica não basta, muitas empresas, apesar da visão correta, não conseguem atingir os objetivos da transformação por falha na execução. Em um mundo em constante mudança, é preciso atentar para um modelo operacional muito bem definido para se conseguir uma efetiva transformação, incluindo 5 fatores-chave:
- Pessoas
- Processos
- Tecnologia
- Gestão de dados
- Gestão de riscos
Outro fato a se levar em conta é a ajuda que a análise de big data pode trazer em termos de prever (em lugar de adivinhar) os desejos dos clientes
3. O maior desafio será uma liderançar apegada ao sucesso atual da organização
Como todas as novas tendências de mercado, o Business Transformation Process pode trazer dúvidas. É essencial que a liderança da empresa entenda que mesmo com resultados positivos no presente é preciso ter foco no futuro e pensar mais adiante. Porque se forem tomadas providências apenas quando as mudanças nos desejos do consumidor já tiverem ocorrido, aí já será tarde!
Veja também: Conheça seis técnicas essenciais para uma boa liderança
4. Ao iniciar o business transformation, tenha um completo entendimento dos desejos dos clientes
Quais serão as novas tendências de mercado e de consumo no futuro? O foco deve estar em encontrar soluções para os desejos dos clientes, não em desenvolver produtos ou serviços.
Este é um pequeno resumo de como se preparar para o Business Process Transformation.
Para ler o artigo original na íntegra (em inglês), clique aqui: 4 Steps To A Successful Business Transformation.
Novas tendências de mercado com o Business Process Transformation
Por ter uma filosofia e uma visão inovadoras, o Business Transformation tem trazido algumas tendências para o mercado:
- O foco está na entrega de valor para o cliente, o lucro será uma consequência deste trabalho.
- É preciso que as tarefas e funções tragam um significado ao trabalho, muito além de “receber um salário”.
- O ambiente de trabalho deve ser harmônico e agradável, se concentrando nas pessoas e favorecendo o surgimento de talentos e ideias.
- Visão no futuro e no longo prazo. Transformar o negócio agora para atender as demandas que virão lá adiante.
- Sustentabilidade ambiental e econômica além do discurso, mas como valor que deve ser perseguido sem falsidade.
- O cliente espera mais que produtos ou serviços, ele quer viver uma experiência positiva com sua marca.
- A tecnologia deve ser encarada como um meio inteligente de gerar abundância e promover o acesso das pessoas à informação e ao conhecimento.
- Os líderes devem ter um papel consciente na busca de um consumo mais sustentável, evitando exaurir os recursos do planeta.
- Promover a integração entre consumo e produção, transformando o consumidor em protagonista, empreendedor e realizador de seus talentos.
Em outubro de 2015, o Brasil foi palco da Business Transformation Summit, evento que debateu as novas tendências do mercado nessa área. Confira a matéria do site BPM Global Trends sobre esse encontro de especialistas no assunto: Business Transformation Summit 2015.
1 Comentário. Deixe novo
Estudo maravilhooso parabéns,á todos vcs que tem contribuído para nosso crecimento