Análise e gerenciamento de riscos compreende uma série de providências que devem ser empregadas para evitar a ocorrência ou mesmo permitir a eliminação desses riscos.
Essa gerência de riscos nada mais é que um conjunto de processos específicos e definidos de forma a se fazer de tudo para que os riscos apontados não ocorram.
Para uma eficiente gerência de riscos é preciso seguir um processo específico que inclui:
Isso se refere aos recursos da organização, divididos em recursos humanos e recursos materiais, que devem atender ao objetivo de minimizar os riscos, ou, por outro lado, buscar alguma forma de se aproveitar deles em benefício da empresa.
Identificados os riscos, são determinados os processos de controle que garantirão que sua ocorrência seja evitada ou suprimida.
Mas a mera identificação não é suficiente para uma boa análise e gerenciamento de riscos. É preciso, a intervalos determinados, testar a eficácia das medidas apontadas pelos analistas de processo. Depois de verificado se cada um dos riscos realmente não ocorrerá mediante a aplicação dos devidos controles, deve-se registrar os resultados e determinar a data da próxima verificação e avaliação do processo.
Mas se ocorrer o contrário, isto é, caso se perceba que as medidas de controle de riscos não são eficazes, todo processo deve ser revisado e definidas novas medidas de controle para que a gerência de riscos se torne eficaz novamente.
Veja também: O que é gerenciamento de riscos? Finalidades e conceito
Se existe a possibilidade de que o atingimento de um objetivo seja prejudicado, impedido de ocorrer ou sofra influências negativas devido a ocorrência de eventos incertos, chamamos a isso de risco.
Esses chamados eventos incertos podem ter origem em diferentes fatores. Uma eficiente análise e gerenciamento de riscos deve ser capaz de atentar a cada um deles para poder identificá-los prontamente em cada um dos casos listados:
Riscos de Pessoal
Causados por falta de pessoal qualificado e de profissionais preparados para exercer suas funções. Existe a possibilidade desse erros serem intencionais, isto, é fruto de uma conduta duvidosa. Os principais riscos de pessoal são:
Riscos de Processo
Decorrência da deficiência dos processos internos já utilizados pela organização, como indicadores de desempenho inadequados, controles ineficientes, modelagem falha e até descumprimento da legislacão vigente.
Riscos de Sistemas
Oriundos de sistemas de informática inadequados ou mal estruturados ou de defeitos que possam ocorrer. Alguns exemplos:
Veja mais: Governança de TI para controlar riscos e informações
Risco de Eventos Externos
Causados por fatores alheios ao ambiente interno da empresa:
Vale ressaltar que no contexto da análise e gerenciamento de riscos, este pode ser definido como a probabilidade de ocorrer um evento prejudicial a organização e que já foi previsto e identificado. Ai está o segredo: se ele já foi identificado, temos todas as condições de gerenciar os recursos da empresa para evitar que ele ocorra. Esta é a missão da gerência de processos.
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