Auditoria de processos de negócio pode parecer algo complexo e intimidador, mas o executivo moderno deve encarar este procedimento com um aliado na busca de mais eficiência e eficácia nos processos da cadeia de valor de sua organização.
Ao se proceder uma auditoria em processos de negócio, diversos benefícios podem ser alcançados.
As auditorias de processos de negócios devem ser encaradas como elementos de ajuda e apoio ao gestor, trazendo subsídios para que ele tenha sempre informações atuais e confiáveis sobre como os processos estão sendo executados e seu desempenho.
É por isso que se recomenda que a auditoria de processos de negócio seja feita continuamente, ou que se estabeleçam alguns períodos para isso. Mas, tanto para uma como para a outra opção, as auditorias de processos não podem ser deixadas de lado.
Veja também: O que é Governança de TI e qual a sua importância para a tomada de decisões nas empresas
Podemos definir auditoria de processo de negócio como uma maneira formal e técnica de se auferir e avaliar se a empresa está gerenciando seus processos de negócio levando em conta:
Além disso, é preciso se certificar de que:
Como se vê, a auditoria de processos de negócios é um alerta para que a administração tome providências, caso necessárias e, ao mesmo tempo, uma garantia de que o trabalho está sendo bem feito, quando isso é constatado pelos auditores.
A auditoria de processos tornou-se um elemento necessário para que a maioria das grandes corporações possa se manter competitiva com suas concorrentes, garantindo a entrega de valor esperado para os clientes e a sustentabilidade do negócio.
Confira: Certificações de qualidade: os 3 passos para obter
Os objetivos são muitos e variados, mas podemos destacar alguns deles:
Para se atingir estes e outros objetivos, o auditor de processos de negócios (ou sua equipe) pode se valer de diversas práticas. Inicialmente, costuma-se realizar uma reunião de alinhamento com a alta gesto e outras áreas envolvidas, seguida de entrevistas com colaboradores-chave.
Depois disso, são elaborados questionários e listas de verificação para que se possam colher os dados necessários, as vezes até com mais entrevistas, além de observação direta dos processos e coleta de evidências.
Com todas estas informações e dados disponíveis e organizados, é preciso fazer relatórios da auditoria de processos de negócio para serem apresentados aos gestores da empresa, juntamente com um plano de ação para regularização das eventuais mudanças e melhorias necessárias.
Posteriormente, deve ser feito todo um trabalho de acompanhamento de como estão sendo implementadas as ações de melhoria fruto da auditoria de processos do negócio.
Mais uma vez, fica claro que este é um procedimento que visa unicamente manter as práticas de BPM sempre atualizadas e em conformidade com o os objetivos da organização.
Nesse contexto, a utilização de ferramentas de BPM atuais, versáteis e intuitivas, com capacidade não só de modelar e analisar processos, mas também de gerar relatórios, alertas e dashbaords é fundamental.
Veja mais: BPM pode ajudar a melhorar a produtividade nas empresas BR
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…