Categorias: Conceitos

Como desenhar um fluxograma em 5 passos simples

Como desenhar um fluxograma parece um mistério para você? Na verdade um fluxograma tem o objetivo de tornar as coisas mais claras, demonstrar graficamente como funciona um processo. Além disso, você pode usar programas simples, disponíveis na maioria dos computadores, para fazer esses desenhos de fluxogramas. Até mesmo com PowerPoint ou Excel é possível fazer isso.

Neste artigo vamos apresentar 5 passos para desenhar um fluxograma. Vamos lá?

Veja também:

Como desenhar um fluxograma em 5 passos

1- Defina os componentes de um processo.

Se você pretende aprender como desenhar um fluxograma para entender melhor um processo, o primeiro passo é determinar seus componentes.

  • Entrada ou inputs: são documentos, informações, tabelas, materiais, itens etc. que serão usados durante o processamento e transformados numa saída.
  • Processamento: São as ações que por meio de ferramentas e técnicas são aplicas às entradas para transformá-las nas saídas.
  • Saída ou outputs: Resultado do processamento que, da mesma forma que as entradas, podem ser documentos, informações, tabelas, materiais, itens, produtos, serviços etc.

Fique atento: você percebeu, pelo exposto acima, que a saída de um processo usualmente é a entrada de outro?

Exatamente por isso que se forma uma sequência de processamentos que podem ser desenhados num fluxograma, também chamado de fluxo de processos.

Agora que você definiu os componentes do processo, para aprender como desenhar um fluxograma será necessário conhecer os símbolos usados e o que significam e, antes disso, algumas outras etapas.

2- Coloque cada processamento na ordem em que ocorrem

Note quer as vezes alguns processamentos podem acorrer em paralelo, ou ter que esperar pelos saídas de outros, anteriores. Esse tipo de detalhe ficará mais claro nos próximos passos.

3- Faça as setas que conectam os processamentos

Neste ponto você vai notar que talvez tenha que redesenhar a ordem dos processos. Mas vá com calma: apenas indique a sequência do que está ocorrendo. No próximo passo você vai indicar por meio de símbolos o que ocorre em cada etapa do processo: se é preciso esperar outra tarefa, se é preciso tomar uma decisão, aguardar dados, documentos etc.

4- Desenhe os símbolos correspondentes para cada etapa do processo

Antes de desenhá-los, você deve conhecê-los, claro. Existem diversos símbolos e notações para desenhar fluxogramas. Vamos apresentar abaixo aqueles que consideramos mais convenientes para você aprender como desenhar um fluxograma de maneira simples e intuitiva. Dentro de cada um desses símbolos deve constar uma descrição

  • Usado para indicar o início e o fim do processo. Escreva início ou fim dentro dele.

 

  • Mostra que será executada um atividade. Dentro dele deve constar uma descrição simples dessa atividade, por exemplo: abrir a porta do carro. (imagine um fluxo do processo para dirigir até o trabalho, esta é uma atividade possível).

 

  • Determina que é preciso tomar um decisão. Geralmente contêm uma pergunta. Por exemplo: Imagine que você está desenhando o fluxograma de um processo para preparar seu carro para viajar. Em dado momento neste fluxograma este losango aparece com a seguinte informação interna: O tanque está cheio? Desse losango sairão 2 setas, uma com a palavra sim: portanto você pode continuar o processo para a próxima atividade. A outra seta diz: Não. Então ela indicará um retângulo com a seguinte inscrição interna: encher o tanque de combustível.

 

 

 

  • Indica a direção do fluxo do processo.

 

 

  • Documentos usados no processo.

 

Confira: 8 passos para a produção de um fluxograma de recrutamento e seleção

5- Revise seu desenho do fluxograma

Agora que marcou início e fim, pontos de tomada de decisão, atividades, esperas etc, refaça mentalmente o processo e veja se não tem algo que possa ser melhorado para retratá-lo de maneira mais fiel.

 

Saiba mais: Mapeamento de processos administrativos, uma necessidade indispensável

 

Links para aprender como desenhar um fluxograma

Neste vídeo veja como modelar um processo de prestação de serviços em uma ferramenta BPM grátis para modelar processos:

A notação de fluxograma é uma das mais conhecidas e tradicionais, porém nos últimos anos uma outra notação, o BPMN, tem despontado como a solução preferida do mercado. Veja no vídeo abaixo uma breve introdução para as categorias de elementos. Este vídeo faz parte do nosso treinamento em BPMN. Ver treinamento online de BPMN.

Como elaborar fluxogramas no Visio:

Share

Recent Posts

Metodologia Seis Sigma na gestão de projetos: 3 impactos no BPM

A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…

4 anos ago

Turbine a produtividade da sua empresa com a automatização de processos

Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…

4 anos ago

Exemplo pronto de diagrama de Ishikawa? Aprenda como fazer!

Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…

5 anos ago

Entenda o que são e confira 10 exemplos de regras de negócio

Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…

5 anos ago

A liderança na gestão de projetos

Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…

5 anos ago

RPA: uma tecnologia que está revolucionando a estratégia na redução de custos

Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…

5 anos ago