Como melhorar o desempenho de uma empresa é uma pergunta que pode ter diversas respostas. Uma delas, podemos assegurar, é a implementação de um sistema BPM. Com ele, o propósito é atingir os objetivos estratégicos da empresa por meio, dentre outras atividades, da definição, modelagem e melhoria dos processos, com a intenção de diminuir gargalos e aumentar sua eficiência e eficácia. Com a adoção de práticas de BPM, o foco da gestão se detem sobre a análise da cadeia de valor, buscando identificar tanto os processos que agregam mais valor, para melhorá-los, quanto os que não contribuem para esse objetivo, para que sejam automatizados ou suprimidos. Se entre suas preocupações está descobrir como melhorar o desempenho de uma empresa, o uso de sistemas BPBM é uma das respostas mais assertivas. A seguir, listamos 5 maneiras práticas de usar o BPM com este objetivo.
Um dos objetivos perseguidos pelo uso de BPM é exatamente a identificação de melhorias nos processos que podem se traduzir na redução de custos. A metodologia BPM é muito efetiva nessa conquista, mas algumas medidas práticas também podem ajudar nesta busca, veja:
Veja detalhes: Redução de custos operacionais: 10 sugestões práticas
Atualmente, a gestão da qualidade se tornou uma obrigação para as empresas que realmente desejam alcançar seus objetivos operacionais, encantando clientes. Os consumidores não toleram mais produtos de qualidade duvidosa, inclusive no que se refere a sua origem, cumprimento dos direitos trabalhistas, ética, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. Uma maneira bastante eficaz de atingir estes objetivos é uso de BPM com auxílio de ferramentas de qualidade consagradas, tais como:
Saiba mais: 3 ferramentas para Gestão da Qualidade e Processos
Ao padronizar processos o desempenho da empresa será melhorado porque muitos deles poderão ser reutilizados em outras áreas e departamentos, o que chamamos de componentização de processos. Essa atividade envolve a definição de um padrão, a comunicação desse padrão para as equipes e abusca de sua aceitação e, a partir daí, proporcionar sua melhoria contínua.
Confira: Padronização de processos: tudo o que você precisa saber.
Considerada uma das etapas chave da implementação de gestão BPM, o desenho de processos leva em conta a análise do estado atual dos processos, como eles estão agora (“AS IS”’), para se definir como ele deve se comportar no futuro (“TO BE”). É claro que o objetivo é identificar as tarefas críticas, gargalos, possibilidades de automatização, redução de custos e a promoção da melhoria contínua na busca da eficiência e da eficácia. Sem dúvida, é uma etapa muito importante para gestores que querem melhor desempenho nas empresas.
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As três certificações de qualidade mais empregadas no Brasil são a ISO 9.001 (sistemas de gestão da qualidade), a ISO 14.001 (qualidade da gestão ambiental) e ISO 16.001 (responsabilidade social). Seu processo de imlpementação deve ser certificado por instituições independentes e, por sí, já traz diversas melhorias para a empresa, com a adoção de processos padronizados, abertura de mercados que exigem certificação, facilidade no atendimento de normas legais (sempre contempladas nesses certificados) e até mesmo facilitam a absorção pela empresa da chamada “cultura de processos” e do espírtio de “busca da excelência operacional”. Por certo, uma certificação de qualidade só tem a trazer benefícios ao desempenho de uma empresa.
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