Confiabilidade de processos e produtos é um fator fundamental para o sucesso das empresas. Num mercado globalizado e cada vez mais competitivo, os processos produtivos devem entregar aos clientes (internos e externos) e principalmente ao consumidor final, uma solução que ele reconheça como de valor superior a outros produtos que possa escolher no mercado. Para isso, a Confiabilidade dos processos e dos produtos nas empresas deve ser alta, isto é, os processos devem ser estáveis, sem apresentar variações significativas, as informações e dados colhidos devem ser seguros e corretos, permitindo uma boa análise e tomada de decisão por parte dos gestores, além de promover transparência e rastreabilidade.
Para entender melhor como a Confiabilidade de um processos ou produto depende da melhoria contínua da qualidade e produtividade proporcionada por processos BPM, leia os tópicos a seguir.
Este é o segredo: uma visão ampla do negócio que visa a melhoria dos processos por meio de métodos e técnicas comprovadas, auxiliadas por ferramentas BPM. Assim a Confiabilidade de processos e produtos será garantida, além de incorporar uma série de benefícios:
Veja também: Como melhorar a qualidade e a produtividade nas organizações
Se seu objetivo é fazer o gerenciamento dos processos de negócios de sua empresa por meio de BPM, isto, por consequência, trará mais confiabilidade aos processos e aos produtos. Ao conhecer melhor o que ocorre na empresa, você poderá contar com técnicas de gestão e funcionalidades como controle, mapeamento, monitoramento e automação de processos de negócio que permitirão:
A partir dai, a Confiabilidade de processos e produtos será alcançada em menor tempo, trazendo resultados que vão atender aos objetivos estratégicos da empresa e promovendo maior lucratividade.
Veja mais: Indicadores de produtividade dão a medida exata da eficácia e eficiência dos processos nas empresas
Podemos definir confiabilidade como a probabilidade, num dado período de tempo, de um processo atingir seus objetivos sem falhas. Abaixo, listamos alguns conceitos usados para se estudar e planejar a melhor maneira de atingir confiabilidade nos processos.
Intervalo médio de funcionamento de um equipamento entre 2 falhas consecutivas.
Intervalo de tempo que um componente ou sistema se mantém capaz de trabalhar.
Média dos tempos de funcionamento sem levar em conta o tempo de manutenção.
É medida por meio de ensaios empíricos do equipamento.
Constatada durante a operação dos componentes e dos sistemas no dia a dia.
É a medida do grau em que um item estará operável de forma confiável (disponível) no início da operação a ser cumprida.
Quer conhecer um case onde a Confiabilidade de processos foi alcançada por meio de BPM? Confira: Maior agilidade e eficiência em processos da CADAM
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…