Uma possível definição de BPM poderia ser:
BPM é uma metodologia sistemática para tornar o fluxo de trabalho de uma empresa mais eficaz, mais eficiente e mais capacitado a se adaptar a um ambiente externo em constante mudança.
Seguindo esta definição de BPM, podemos apontar alguns de seus objetivos.
Todos esses objetivos só podem ser alcançados se as pessoas envolvidas nesse trabalho, os analistas de processo, desenvolverem uma capacidade muito importante: entender plenamente os objetivos estratégicos da organização definidos pela alta gestão da empresa.
Para isso, o conjunto de atividades e processos que compõem essa cadeia em direção a entrega de valor ao cliente deve trabalhar em harmonia. Cada processo deve entregar ao próximo elo extamente aquilo que este necessita para ser iniciado corretamente e conforme foi especificado.
Veja mais: Entenda em detalhes o conceito de BPM e como ele se conecta a gestão integrada de processos
Podemos apresentar com outras palavras, e sem mudar seu sentido já descrito no início deste texto, mais esta definição de BPM:
Definição de BPM: metodologia que tem o objetivo de melhorar os processos de negócios, definindo cada etapa do que é preciso fazer para atingir os objetivos estratégicos da organizacão, melhorando todas aquelas que realmente agregam valor ao negócio e ao produto ou serviço final e automatizando ou eliminado os demais processos.
Para ampliarmos nosso entendimento sobre o assunto, juntaremos mais uma importante definição de BPM:
Definição de BPM do Guia BPM CBOK
Gestão de Processos de negócio ou BPM – Business Process Modeling é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar (ou projetar), executar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização, envolvendo, ainda, com ajuda de tecnologia, formas de agregar valor, melhorias, inovações e o gerenciamento dos processos ponta a ponta, levando a uma melhoria do desempenho organizacional e dos resultados de negócios. (2009)
Como se vê, esta última definição de BPM é mais completa e abrangente, tentando não deixar de lado nenhum aspecto importante do BPM.
Veja tabém: Saiba por que a tecnologia BPM é uma peça-chave para automatizar processos de negócio
Ao descrevermos as vantagens do uso de BPM, muitas vezes acabamos por listar seus objetivos. É claro que estes dois conceitos se relacionam, mas para não nos tornarmos repetitivos, vamos citar algumas vantagens menos óbvias:
O que se percebe com esta pequena lista de exemplos é que os objetivos específicos, característicos de sua empresa em particular, podem ser alcançados por meio do BPM, veja alguns cases de sucesso:
Todos estes cases de sucesso fizeram uso do Supravizio, a ferramenta BPM da Venki.
Antes de finalizarmos este post, achamos importante agregar à definição de BPM um roteiro básico do que é preciso fazer numa organização para se implementar novos processos:
Confira os detalhes: 10 passos para criar processos em uma empresa
Organizações em que a prestação de serviços é o foco ou em que grande parte das atividades e processos esta sujeita a intervenção das pessoas são excelentes candidatas ao uso de BPM.
Nesses casos, a possibilidade de usar o BPM para melhorar processos, diminuir falhas, melhorar a comunicação, aumentar a eficiência e a eficácia e agregar valor a empresa e aos produtos é muito grande.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…