Recentemente publicamos aqui em nosso blog um post que teve como base uma matéria publicada na Revista Exame que falava sobre a improdutividade do trabalhador brasileiro. Em contra partida, em sua última publicação a Revista traz uma nova matéria que aborda a questão do trabalho, sua rotina e produtividade, fazendo um questionamento: “Por que trabalhamos tanto?”.
Segundo dados divulgados na matéria, atualmente, os altos executivos brasileiros têm passado em torno de 14 horas no escritório, 1 hora a mais do que constataram em 2006. Sendo assim estes profissionais teriam outras 10 horas/dia para usufruir praticando outras atividades, isso considerando uma noite de sono. A matéria revela ainda que, de acordo com um levantamento feito pela consultora Betania Tanura com mais de 1000 executivos entre as 500 maiores empresas do Brasil, 75% deles está insatisfeito com suas rotinas, principalmente as mulheres que possuem filhos com até 10 anos de idade. A consultora afirma que o trabalho cada vez mais requer uma dedicação extrema, o que de fato vem a ser uma constatação global.
Executivos têm suas rotinas pessoais invadidas pelo trabalho, seja em horas extras pela madrugada, em ocasião de viagens e até mesmo aos finais de semana. Isso tem acontecido muito em função das novas oportunidades de negócio que surgem com o crescimento econômico do nosso país, fazendo com que as empresas aproveitem o momento para acelerar e dedicar-se a estratégias de expansão que requerem energia extra e movimentam a rotina desses executivos de forma positiva.
A partir daí as empresas tendem a valorizar a presença e horas de dedicação dos profissionais no escritório que, na busca pelo melhor resultado, acabam restringindo rigorosamente seus compromissos pessoais, isso, sem precedentes. E, é em meio a essa falta de tempo, horas extras de dedicação ao trabalho e a privação da vida pessoal que podemos ressaltar as melhorias agregadas pela implantação de uma ferramenta que auxilie na gestão dos processos dessa empresa estabelecendo um fluxo de trabalho que otimize a execução das tarefas, com visibilidade e controle fazendo com que a dedicação excessiva e algumas vezes exaustiva possa ser reduzida.
Ocorre que é comum a alta direção das empresas demonstrar dificuldades na hora de delegar responsabilidades, concentrando-as em uma única pessoa que acaba dedicando boa parte do seu tempo rastreando informações via e-mail ou controles paralelos, tornando-se muitas vezes um profissional sobrecarregado. “A falta de uma ferramenta que proporcione a delegação justa, igualitária e homogênea das responsabilidades dificultam a gestão. Quando se automatiza o processo a partir do uso de uma ferramenta de workflow, o gestor terá total controle de sua equipe, não mais precisando acumular e centralizar atividades em uma única pessoa, que geralmente é ele mesmo”, explica o CEO da Venki Tecnologia, Wallace Oliveira.
Outro fator interessante que pode ter uma Gestão por Processos como forte aliada é a questão das exigências de certificação das empresas, entre as quais podemos citar: a ISO, SOX, compromissos de governança corporativa do Novo Mercado e auditorias internas. “Cada dia que passa as empresas são mais cobradas por certificações, que introduzem carga extra de trabalho na equipe. Este desafio também pode ser superado com a automatização do fluxo de trabalho das empresas, um ganho em produção e bons resultados que tem reflexo não só para o operacional e sim para toda a equipe, inclusive para a alta direção”, ressalta Wallace.
Automatizar é preciso para que as longas horas de trabalho extra possam ser reduzidas e em alguns casos até eliminadas, fazendo com que executivos possam aprender a delegar responsabilidades sem ter que carregar o fardo de toda uma equipe em suas costas, e alcançar o sucesso no trabalho sem deixarem de lado suas vidas pessoais e sem que tenham que se perguntar: Por que trabalhamos tanto?
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…