O atendimento das necessidades de otimização e controle dos processos via indicadores tem feito muitas empresas optarem pela implantação de um escritório de processos. Com foco na multidisciplinaridade e trabalhando a redução de custos e a autonomia dos procedimentos executados, a iniciativa colabora para a obtenção de bons resultados. Rui Lima Godinho, analista de Processos de Negócio e membro da Coordenação de Arquitetura e Processos do ICI (Instituto Curitiba de Informática), fala sobre a facilidade que a ferramenta multidisciplinar do escritório de processos proporciona aos gestores e quão poderosa ela pode ser se executada adequadamente.
“BPM Office: O que é e quem integra? Tendo em vista esta evolução do BPM, encontramos aumento significativo na criação de uma área específica da empresa voltada exclusivamente para o mapeamento, automatização e gestão dos processos internos – o BPM Office ou Escritório de BPM.
Este escritório é liderado por um CPO (Chief Process Officer), responsável por solucionar as inevitáveis dificuldades e problemas que a implementação do BPM levanta. Uma outra responsabilidade deste papel-chave é a da definição de metodologias das diversas áreas da empresa, facilitando o levantando de indicadores e informações sobre os fluxos de processos. Exige-se a este ator uma ampla ou total visão do processo de negócio, transformando-o numa peça chave para o correto funcionamento da empresa.
Outros integrantes do escritório de processos são os Analistas de Processos, sobre os quais caem as tarefas de análise, levantamento de requisitos e modelagem dos processos. O analista deve procurar sempre manter uma ampla visão de cada processo, atingindo assim uma melhor compreensão do negócio como um todo, o que vai permitir eliminar gargalos no fluxo e otimização do mesmo.
Ambos os papéis devem agir como facilitadores de comunicação entre as diversas áreas envolvidas no processo.
A criação de um escritório de processos pode gerar “custos”, como disponibilização de um espaço físico, criação de novos cargos, treinamento de pessoal, compra de novos equipamentos; mas desde que bem implementado, em médio/longo prazo é um investimento com retorno garantido e que apresentará resultados em nível de redução de custos, eliminação de gargalos em processos, melhor funcionamento entre os setores internos e geração de informações estratégicas no plano organizacional.”
Leia também Você sabe o que são BPA tools? Conheça todas as suas vantagens.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…