Todo mundo já passou por um processo de hand-off centenas, talvez milhares de vezes em suas vidas.
Quantas vezes você foi a um restaurante e fez um pedido ao garçon? Bem, em todas essas ocasiões, você passou uma informação para ele, iniciando um processo em que ele tinha que entender o que você disse, anotar (ou memorizar… bem arriscado…) e, depois, ele ainda teve de passar isso para o cozinheiro.
Na verdade, este processo tem dois hand-offs: um quando o garçon anota e outro quando ele passa o pedido para a cozinha.
Agora, responda: quantas vezes o pedido veio errado, ou ele entregou na mesa errada?
E isso pode ser ainda pior, quando você decide alterar algum ingrediente no prato, pedir para não vir o molho de queijo, porque você é intolerante a lactose, ou coisa assim.
Porque isso se torna mais complicado ainda, nesse caso? Porque você saiu do padrão. Como você vai ver a seguir, umas das 4 estratégias de hand-off, ou de como otimizar os hand-offs, é exatamente a padronização. Confira!
No dia a dia de muitas empresas, quando vamos passar informações e dados para frente, seja por uma ação entre duas pessoas, dois sistemas, ou de uma pessoa para um sistema (e vice-versa), trata-se de um processo de hand-off.
É claro que em um restaurante, isso pode causar, no máximo, uma chateação para você, o risco do garçon ser despedido e, se este processo não por modelado corretamente e logo, fechar o restaurante.
Mas imagine como o gerenciamento adequado de processos de hand-off são cruciais em um banco, em um hospital, em um aeroporto, ou em outras atividades que envolvem altas quantias e vidas humanas.
Veja 4 estratégias de hand-off que podem evitar esse problema em sua empresa:
Existe um case famoso em que a falta de padronização das unidades de medida levou à perda de uma nave espacial da NASA.
“A causa raiz da perda da espaçonave foi a tradução falha de unidades inglesas em unidades métricas em um segmento de software de missão terrestre, relacionado à navegação, como a NASA já anunciou”
Diz o relatório official.
Isso mesmo: Enquanto os engenheiros que projetaram o sistema de propulsão usavam o sistema métrico, os que construíram a nave empregavam o sistema imperial inglês, com polegadas e libras.
Prejuízo: 125 milhões de dólares.
Para voltarmos ao exemplo mais trivial de restaurantes, é por isso que redes de fastfood costumam usar combos numerados, em vez do cliente descrever todas as combinações que deseja em seu prato.
Uma forma extremamente eficiente de otimizar um processo de hand-off é a automatização de tarefas repetitivas.
Isso é muito comum com o uso das chamadas API, protocolos de programação que permitem que dois aplicativos baseados na internet troquem informações entre si, sem a necessidade de interação humana.
Quando você faz um pedido de compra em um e-commerce, por exemplo, seria extremamente demorado e suscetível a erros se um funcionário da empresa tivesse que digitar em outro sistema, o do seu banco ou de seu cartão de crédito, todas as informações de cobrança.
Esse processo de hand-off é feito pela integração dos dois sistemas, muito mais rápido e seguro.
Outra estratégia de hand-off muito usada por sua simplicidade e eficiência é o checklist. Não deixa de ser uma forma específica de padronização de informações, mas tem a vantagem de poder ser feito sem a interação com sistemas.
Quando um mecânico aeronáutico está fazendo a revisão de um avião, para a próxima viagem, ele usa um checklist para se certificar de que está fazendo tudo que precisa. E caso termine seu turno e outro mecânico venha substituí-lo para continuar a tarefa, basta ele passar o checklist para o colega, sem grandes complicações.
Por fim, a última estratégia de hand-off que vamos citar é o uso de sinais visuais de fácil entendimento, como um semáforo, por exemplo:
Vermelho: para, que vem vindo carros por aí!
A famosa prática do Kanban para registro visual de pedido de trabalho é um excelente exemplo desta estratégia de hand-off.
Saiba mais: Lean e kanban boards são a mesma coisa? Afinal, qual a diferença?
Estratégias de hand-off também são muito usadas no BPM, para modelagem de processos.
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