O uso da notação BPMN e seus símbolos, mais especificamente a notação BPMN 2.0, pode representar um desafio para modeladores iniciantes. Isso chega a ser irônico, pois a notação BPMN é exemplo de uma iniciativa criada exatamente para se normatizar uma regra de modo que todos os envolvidos em processo de BPM possam “falar a mesma língua”.
Além disso, ao se definir símbolos BPMN, as ferramentas passaram a poder usar essa mesma “linguagem” comum, facilitando não só a integração, mas a interpretação de fluxos, diagramas, mapas e modelos por diferentes profissionais, sem o risco de confusões.
Veja mais: Notação BPMN – o melhor método de análise de processos.
Para que você possa ficar atento a detalhes específicos do uso da notação BPMN, seus símbolos e boas práticas, selecionamos 10 exemplos de BPMN sendo usados de modo errado.
Na verdade, separamos alguns dos erros mais comuns, seguidos de suas soluções e símbolos BPMN corretos.
Na verdade, só pudemos chegar a estes exemplos graças a um trabalho de graduação em ciência da computação da Universidade Federal de Pernambuco, de autoria de Cynthia Rocha Franco, coma orientação da Professora Dra. Carla Lima Schuenemann.
Antes de ver os usos inadequados de BPMN com exemplos e soluções, confira este post que traz um resumo ilustrado dos principais símbolos BPMN usados: Porque e como usar a mais aceita notação BPMN 2.0.
Os 10 erros mais comuns no uso de símbolos BPMN
Como dissemos, não apresentaremos apenas o uso do BPMN com símbolos empregados de forma inadequada, mas exemplos do BPMN corretos, com a solução apresentada na forma de ilustrações, confira:
Erro com símbolos BPMN 1: Usar o fluxo de mensagem entre raias de uma mesma piscina.
O fluxo de mensagem (seta pontilhada) não pode ser usado para unir elementos dentro da mesma piscina, para isso, o correto é usar o fluxo de sequência (seta contínua).
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 2: Usar o fluxo de sequência entre piscinas.
INADEQUADO:
Neste caso, o exemplo de BPMN ilustra que não se pode usar um fluxo de sequência (seta contínua) entre piscinas. O uso correto em BPMN deste símbolo é na mesma piscina. Ente piscinas deve-se empregar o fluxo de mensagem (seta pontilhada), como na ilustração abaixo:
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 3: Indicar o evento inicial e se esquecer de indicar o evento final.
INADEQUADO:
Este é um exemplo de boas práticas com símbolos BPMN que não pode ser esquecida, veja:
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 4: Apresentar um evento intermediário fora do fluxo do processo.
INADEQUADO:
Ora, eventos intermediários genéricos indicam exatamente que algo ocorre dentro do fluxo, não podendo, assim, serem representados fora dele, o que significaria que não seriam executados em sua totalidade. Veja abaixo a maneira correta de proceder:
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 5: Usar anotações para definir o fluxo do processo.
INADEQUADO:
Usar anotações no lugar do adequado símbolo BPMN é um exemplo de erro que deve ser evitado a todo custo. A notação BPMN e seus símbolos foram criados exatamente para se evita anotações desnecessárias. Confira como fazer:
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 6: Conectar um Gateway usando um fluxo que não é de sequência.
INADEQUADO:
Gateways devem ser conectados exclusivamente por fluxos de sequência. No exemplo de BPMN acima, isso é feito por meio de um fluxo de mensagem, o que é indevido. Veja como o fluxo BPMN usa símbolos de forma bem mais clara na ilustração abaixo:
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 7: Evento inicial em 2 raias da mesma piscina
INADEQUADO:
Fica impossível saber por onde começar. O só pode haver um evento inicial por raia de piscina.
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 8: Usar evento inicial de um fluxo em uma piscina e o final (do mesmo fluxo) em outra.
INADEQUADO:
O evento inicial e final do mesmo fluxo sempre deve ser representados na mesma piscina, como no correto uso dos símbolos BPMN no exemplo abaixo:
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 9: Uma tarefa desconectada do resto do processo.
INADEQUADO:
A tarefa 3 nunca será executada no fluxo BPMN do exemplo acima, pois não está concectada a nenhum evento de início. Veja abaixo o exemplo de BPMN adequado:
CORRETO:
Erro com símbolos BPMN 10: A tarefa não continua até um evento final do processo.
INADEQUADO:
Da mesma forma que uma tarefa deve estar de alguma maneira conectada ao longo do fluxo a um evento de início, ela também deve ser conectada a um evento final. Entenda melhor observando os símbolos BPMN do exemplo abaixo:
CORRETO:
Como você pôde ver, estes exemplos de BPMN e símbolos corretos foram bastante esclarecedores. Para ver ainda mais alguns destes exemplos, confira nossa fonte: um catálogo de boas práticas, erros sintáticos e semânticos em modelos BPMN.
E lembre-se: a melhor maneira de trabalhar com BPMN, símbolos e notações adequados é por meio de uma boa ferramenta de modelagem, ágil e intuitiva!
Confira: Ferramentas de gestão de processos: 4 cases de sucesso.