Compreender os fatores críticos de sucesso é o primeiro passo para a elaboração de um planejamento mercadológico eficaz, e investir nesses processos é a chave para qualquer empresa que deseja ser bem-sucedida.
Mas o que exatamente são fatores críticos de sucesso?
Fatores críticos de sucesso: uma breve conceituação
Fatores críticos de sucesso são pontos-chave que, quando bem executados, definem e garantem o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa e seu negócio, atingindo seus objetivos. Em contrapartida, quando estes mesmos fatores são negligenciados ou ignorados, contribuem e muito para o fracasso da organização.
Os fatores críticos de sucesso devem e precisam ser encontrados através de um estudo aprofundado dos próprios objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores, tornando-se referências obrigatórias e fundamentais para que a empresa sobreviva, seja competitiva e tenha sucesso, seja qual for o segmento.
Ademais, fatores críticos de sucesso também ajudam os gestores a definir as principais diretrizes para a implementação do controle de processos e da governança de TI no cotidiano e no modelo de administração das empresas.
Exemplos genéricos de fatores críticos de sucesso
- Reputação de solidez financeira.
- Qualificação da administração.
- Conhecimento do mercado.
- Imagem com os stakeholders.
- Equipamentos disponíveis.
- Relacionamento com os fornecedores.
- Expertise no controle de custos.
- Localização (ponto).
- Linhas de produtos e serviços.
- Expertise nos canais de distribuição e logística.
- Expertise em campanhas promocionais.
Exemplos específicos de fatores críticos de sucesso
- Fatores críticos de sucesso na indústria automobilística: estilo do veículo, economia de combustível, atendimento à legislação ambiental, rede de distribuição eficiente, controle sobre custos de produção.
- Fatores críticos de sucesso na indústria de informática: capacidade de inovação, qualidade nas vendas e na literatura do usuário, facilidade de utilização dos produtos.
- Fatores críticos de sucesso na indústria alimentícia: eficácia na propaganda, eficácia na distribuição de produtos, capacidade de inovação dos produtos.
- Fatores críticos de sucesso em empresas de treinamento: instrutores de competência reconhecida, qualidade e tamanho da base de clientes e de prospects, identificação de temas atuais e relevantes, imagem reconhecida no mercado.
- Fatores críticos de sucesso em empresas de alta tecnologia: capacitação gerencial para atuar em ambientes competitivos, capacidade de inovação, marketing tecnológico, integração com a comunidade científica e tecnológica.
Conheça casos de sucesso de empresas que adotaram a gestão por processos.
3 Comentários. Deixe novo
O conceito de Fatores Críticos de Sucesso foi disseminado por Rockart, em um artigo de 1979. Vocês tem esse artigo?
Clovis
Ótimo artigo – parabéns pelo conteúdo
Obrigado Monica