Mapa de processos é um exemplo típico de um conceito de BPM que muitos ainda usam de forma inapropriada.
Na tentativa de gerenciar atividades e processos, buscando uma maneira de como organizar o tempo e os recursos, muitos profissionais bem-intencionados acabam confundindo estes termos.
É por isso que nesta postagem vamos esclarecer as diferenças entre mapa de processos e diagrama, assim como de modelo de processos BPM.
Veja mais: Mapeamento de processos: como fazer corretamente na empresa
Definindo mapa de processo, diagrama e modelo
Quando se usa uma ferramenta de modelagem de processos, o objetivo é gerar um modelo de processos de negócios, que é algo bem mais amplo que o diagrama e o mapa dos processos.
O modelo contém informações mais completas, a maneira como as informações fluem e já tem até capacidade de simulação.
Existe uma hierarquia de complexidade que começa com o diagrama de processo, depois o mapa de processos (exemplos mais adiante) e finalmente o modelo de processos, bem mais abrangente.
Assim, podemos dizer que:
- Diagrama de processos: é a representação mais inicial e simplificada do processo a ser modelado, apenas com as atividades colocadas em ordem.
- Mapa de processos: é o segundo passo rumo ao modelo de processos, onde se incluem também os atores, os resultados, os eventos e até mesmo regras de negócio e outros elementos.
- Modelo de processos: resultado final desta sequência em que além dos elementos citados acima e do fluxo das informações, podem se incluir mais detalhes que contribuirão para a modelagem, como fórmulas, descrições, sistemas, serviços e muito mais.
Agora que estes conceitos foram esclarecidos, vamos ver exemplos de mapa de processo e diagrama.
Veja também: CASE: Exemplo de mapeamento de processo de uma empresa
Exemplos de mapa de processo e diagrama
Vamos iniciar com um exemplo simples de diagrama, o que será suficiente para se entender este conceito. Na sequência, apresentaremos mapas de processos com exemplos detalhados.
Exemplo de um diagrama de processo de recebimento de pagamentos
Veja que não há muitas informações, apenas início, fim e as tarefas “cruas”, sem detalhamento.
Nos exemplos de mapa de fluxo a seguir, note como há uma riqueza bem maior de informações.
Mapa de processos: exemplo de melhoria de processos
Note que neste exemplo de mapa de processo de melhoria existem muitos outros detalhes, como desvios, tipos de eventos iniciais, instâncias, usuários e outras informações.
Mapa de processos: exemplo de Service Desk
Agora, perceba neste modelo de mapa de processo Service Desk como, além dos itens mencionados acima, existe até escalação de processos e mensagens. E tudo isso muito claro para todos, por meio da notação BPMN 2.0, a mais aceita no mundo!
Mapa de processos: exemplo de Recrutamento e Seleção
Este exemplo de mapa de fluxo de processo de recrutamento e seleção inclui um elemento novo: objetos de dados.
Exemplo de mapa de fluxo de processo de vendas
Repare que neste modelo de fluxo de processo de vendas, aparece mais uma notação BPMN 2.0, o temporizador, no canto inferior esquerdo de algumas tarefas.
Exemplo de mapa de fluxo de atendimento ao cliente
Para encerrar esta série de exemplos, trouxemos este template de fluxo de processo de atendimento ao cliente onde a novidade são as notações de base de dados e saída de informações.
O BPM é uma das maneiras mais eficazes de aumentar a produtividade e a competitividade em sua empresa de uma forma efetiva.
Confira os excelentes resultados alcançados na CADAM, que conseguiu mais agilidade nos processos usando BPM: CASE CADAM.