Ao decidir pelo uso de ferramentas de gestão de processos numa organizacão, o gestor da empresa se depara com um dilema inicial inevitável: usar uma ferramenta BPM de mercado ou desenvolver internamente seu próprio sistema?
A resposta pode ser dada ao se levar em conta estas 4 etapas cruciais desse processo:
- Construção
- Monitoramento
- Implementação
- Manutenção
Quem desenpenhará estas tarefas? A que custo?
Na ponta do lápiz, fica claro que o maior custo-benefíco pende para o uso de ferramentas de gestão de processos por meio de sistemas BPM. A vantagens são muitas, veja:
- Não necessitam de investimento em mão de obra especializada
- Redução de custos
- Redução de tempo
- Autonomia
- Flexibilidade
- Eliminação de algumas etapas do processo
- Soluções adaptáveis
- Alto controle dos processos
- Monitoramento detalhado das atividades
- Alertas de inconformidades
- Painéis de gestão
- Suporte técnico
Levando em conta tudo isso, sistemas BPM como o Supravizio da Venki se destacam na criação e na implementação de ferramentas de gestão de processos. Confira, a seguir, alguns de nossos cases de sucesso.
4 cases de sucesso na criação de ferramentas de gestão de processos
SEBRAE Rio de Janeiro
O SEBRAE do Rio de Janeiro foi uma das empresas que se beneficiou do uso do Supravizio para a criação de ferramentas de gestão de processos. As primeiras áreas positivamente afetadas foram Seleção de Estagiários, Gestão Estratégica de Política de Pessoal e Comunicação e Marketing, que relataram as seguintes vantagens:
- Documentação das atividades
- Ganho de tempo e operacionalidade
- Maior segurança dos dados
- Automação de atividades
- Pesquisa de satisfação do usuário
- Aumento de eficiência
- Facilidade de implantação
Confira detalhes: Dois anos de resultados no SEBRAE/RJ com adoção de BPM
Bureau Veritas
O Bureau Veritas, que presta serviços de certificação, encontrava dificuldades para ajustar alguns importantes processos da empresa, o que vinha gerando:
- Pouca possibilidade de monitoramento
- Dados sem segurança ou transparência
- Informações desatualizadas
Com a utilização do Supravizio para a implementação de ferramentas de gestão de processos, a empresa logo percebeu melhorias, dentre elas:
- Organização de tarefas
- Melhor gestão das atividades
- Aumento de produtividade
Veja mais: Bureau Veritas atesta aumento de produtividade com BPMS
Shared Services na ITMSS
Centros de Serviços Compartilhados ou Shared Services costumam proporcionar uma sensível diminuição de custos operacionais. Uma prova disso foi o resultado obtido pela Tour House ao usar o Supravizio da Venki para a criação de ferramentas de gestão de processos. Por se tratar de uma empresa com forte atuação em serviços como gestão de viagens corporativas, eventos e incentivo, a ITMSS necessitava de uma gestão mais centralizada de seus negócios. Destacam-se os seguintes benefícios alcançados:
- Centralização das equipes
- Atendimento personalizado aos clientes
- Redução dos custos
- Maior controle
- Organização das empresas
- Autonomia operacional das empresas do grupo
- Aumento da receita
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Case da empresa Alog
Aquele que seria um projeto piloto para a implementação de ferramentas de gestão de processos na empresa deu resultados tão animadores que acabou se tornando um verdadeiro benchmark interno que se alastrou por várias áreas, dentre elas:
- Operações IDC
- Engenharia de Redes
- Produtos
- Help Desk
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