O Processo de Vendas está intimamente ligado ao sucesso de uma empresa. Mesmo se todos os outros aspectos da gestão (planejamento, manufatura ou entrega de serviços, comunicação e marketing, recursos humanos, finanças etc.) forem perfeitos e o processo de vendas não funcionar, a empresa não conseguirá obter os resultados que precisa.
Por isso, ter um bom fluxograma de processo de vendas, detalhando todas as etapas, tarefas e tomadas de decisão de forma a se obter a máxima eficiência e eficácia é fundamental. O processo de vendas deve ser simples e bem definido, essa é a chave para administrar com sucesso seus vendedores e seu pipeline de vendas.
Para ajudar você neste objetivo, a HEFLO disponibilizou um fluxograma de processos de vendas pronto, especificando os passos que são repetidos pela equipe de vendas para converter um prospect em um cliente efetivo.
Etapas do fluxograma de processo de vendas
O fluxograma do processo de vendas, na maioria das vezes, refere-se a um conjunto repetitivo de passos que sua equipe de vendas segue do momento que identifica um lead até o momento em que fecha a venda.
Neste fluxograma do processo de vendas, foram identificadas 4 tarefas principais:
- Identificação do lead
- Qualificação do lead
- Proposta de solução e prova de conceito
- Negociação
Além disso, foram definidas 2 raias: uma de “Apoio em desenvolvimento de vendas”, onde atuam os vendedores, e uma em que age o “Executivo de Conta” supervisionando os vendedores, conforme o nível decisório do fluxograma de processo de vendas se torna mais ou menos complexo.
Detalhamento do fluxograma do processo de vendas
- Identificação do Lead: Depois de conferir as informações sobre o Lead, o vendedor detecta que ele tem interesse, pois conversaram, trocaram informações e chegaram à conclusão que vale a pena continuar trocando ideias sobre a proposta da empresa.
- Qualificação do Lead: Uma das etapas mais críticas de todo o processo! Depois de receber mais informações, basicamente o vendedor deve analisar 4 fatores para decidir se deve seguir com o processo (enviando a proposta) ou encerrá-lo:
- O prospect tem a necessidade atendida pelo produto?
- O prospect consegue enxergar valor na oferta?
- Existem orçamento para a compra?
- Existe acesso ao poder de decisão?
Com base nisso, o vendedor deve definir se qualifica o prospect, dando prosseguimento ao fluxograma de processo de vendas. Para isso, ele tem um tempo de quinze dias, quando receberá um alerta de prazo.
Proposta de solução e prova de valor:
Nesta fase o vendedor tenta diminuir os riscos e ganhar a confiança do prospects buscando a aprovação verbal. Se isso não acontecer em quarenta e cinco dias, ele recebe um alerta de prazo do Executivo de Conta.
O próximo passo será decidir entre prosseguir para a negociação, encaminhada ao Executivo de Conta, ou dirigir o fluxo ao fim do processo, passando pela documentação e divulgação das lições aprendidas.
Negociação:
Nesta etapa do fluxograma de processo de vendas todas as tratativas são formalizadas e, em caso positivo (Temos um negócio!), é demandada a elaboração de um contrato (se necessário) ou, em caso negativo, documentam-se e divulgam-se as lições aprendidas.
Por fim, é importante em todo processo de vendas que se monitore a entrega, para que se garanta sua qualidade.
Personalização do processo
Evidentemente este é um fluxograma de processos de vendas padrão. Mas com ajuda do editor de processos do Suupravizio você pode personalizá-lo facilmente para as necessidades de sua empresa.
Por exemplo: seria necessário incluir uma notificação e tomada de decisão por parte do departamento jurídico antes mesmo da fase de negociação, evitando-se a custosa elaboração de um contrato sem necessidade?
Ou ainda uma notificação ao controle de estoque seria enviada para verificar a disponibilidade de produtos ou mesmo notificar a linha de produção para se iniciar um outro processo paralelo.
Confira outros processos que você pode controlar no Supravizio:
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