O Processo de Vendas está intimamente ligado ao sucesso de uma empresa. Mesmo se todos os outros aspectos da gestão (planejamento, manufatura ou entrega de serviços, comunicação e marketing, recursos humanos, finanças etc.) forem perfeitos e o processo de vendas não funcionar, a empresa não conseguirá obter os resultados que precisa.
Por isso, ter um bom fluxograma de processo de vendas, detalhando todas as etapas, tarefas e tomadas de decisão de forma a se obter a máxima eficiência e eficácia é fundamental. O processo de vendas deve ser simples e bem definido, essa é a chave para administrar com sucesso seus vendedores e seu pipeline de vendas.
Para ajudar você neste objetivo, a HEFLO disponibilizou um fluxograma de processos de vendas pronto, especificando os passos que são repetidos pela equipe de vendas para converter um prospect em um cliente efetivo.
O fluxograma do processo de vendas, na maioria das vezes, refere-se a um conjunto repetitivo de passos que sua equipe de vendas segue do momento que identifica um lead até o momento em que fecha a venda.
Neste fluxograma do processo de vendas, foram identificadas 4 tarefas principais:
Além disso, foram definidas 2 raias: uma de “Apoio em desenvolvimento de vendas”, onde atuam os vendedores, e uma em que age o “Executivo de Conta” supervisionando os vendedores, conforme o nível decisório do fluxograma de processo de vendas se torna mais ou menos complexo.
Com base nisso, o vendedor deve definir se qualifica o prospect, dando prosseguimento ao fluxograma de processo de vendas. Para isso, ele tem um tempo de quinze dias, quando receberá um alerta de prazo.
Proposta de solução e prova de valor:
Nesta fase o vendedor tenta diminuir os riscos e ganhar a confiança do prospects buscando a aprovação verbal. Se isso não acontecer em quarenta e cinco dias, ele recebe um alerta de prazo do Executivo de Conta.
O próximo passo será decidir entre prosseguir para a negociação, encaminhada ao Executivo de Conta, ou dirigir o fluxo ao fim do processo, passando pela documentação e divulgação das lições aprendidas.
Negociação:
Nesta etapa do fluxograma de processo de vendas todas as tratativas são formalizadas e, em caso positivo (Temos um negócio!), é demandada a elaboração de um contrato (se necessário) ou, em caso negativo, documentam-se e divulgam-se as lições aprendidas.
Por fim, é importante em todo processo de vendas que se monitore a entrega, para que se garanta sua qualidade.
Evidentemente este é um fluxograma de processos de vendas padrão. Mas com ajuda do editor de processos do Suupravizio você pode personalizá-lo facilmente para as necessidades de sua empresa.
Por exemplo: seria necessário incluir uma notificação e tomada de decisão por parte do departamento jurídico antes mesmo da fase de negociação, evitando-se a custosa elaboração de um contrato sem necessidade?
Ou ainda uma notificação ao controle de estoque seria enviada para verificar a disponibilidade de produtos ou mesmo notificar a linha de produção para se iniciar um outro processo paralelo.
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