Assim como a terceirização de serviços, a adoção de ferramentas BPM de gestão também vem se tornando uma tendência crescente nas empresas, e uma das suas principais preocupações é como reduzir custos e ao mesmo tempo atingir níveis satisfatórios de qualidade na terceirização de processos de negócio.
O Diagnóstico BPM Brasil 2012, estudo realizado pela Venki Tecnologia para medir o grau de conhecimento das empresas no que diz respeito ao uso do BPM, identificou que o número de empresas que optam por envolver terceiros nos processos é ainda ocasional, porém vem crescendo segundo resultado parcial da nova edição do estudo.
De acordo com Wallace Oliveira, CEO da Venki Tecnologia, o BPM é uma ferramenta que muito pode colaborar para a efetividade da terceirização por propiciar um ambiente (sistema) auto-explicativo capaz de minimizar conflitos. “Existem grandes desafios e a gestão por processos é uma ferramenta que vem a mitigar os problemas que uma terceirização poderia introduzir”, comenta o executivo.
Entre os principais desafios da terceirização de serviços, Wallace destaca:
“Quando uma empresa é certificada pela ISO, SOX, faz parte do Novo Mercado, ela está em risco. Isso porque pode existir na terceirização um elo enfraquecido, que não irá gerar evidências necessárias para manutenção da certificação”, reforça o CEO da Venki Tecnologia.
A chave do sucesso para a efetividade estratégica e operacional da terceirização nas empresas, como bem destaca Wallace, é ter processos formalizados e automatizados em um ambiente de auto-aprendizagem, e com controles rígidos considerando que a tríade essencial para a condução dos negócios é formada pelas pessoas, processos e tecnologia.
“É preciso educar e ao mesmo tempo controlar. Aí está a importância de um BPMS que seja intuitivo e explicativo para que cada um entenda sua responsabilidade. Além disso, a ferramenta BPM será capaz de entregar toda a documentação sobre os processos, oferecer a funcionalidade de rastreamento (que irá direcionar o terceirizado na execução da tarefa), facilitando a interação das pessoas com os processos e dos processos com a tecnologia”, explica Wallace.
É importante mencionar que a ferramenta BPM permite ainda que a empresa delimite o Acordo de Nível de Serviço (SLA) e metas de compliance nas quais estarão estipuladas as atividades, pessoas responsáveis por sua execução, prazo para entrega de cada etapa dos processos, etc. Essas informações ficam registradas no sistema e podem ser acessadas pelo gestor quando necessário.
Assim podemos concluir que o terceiro precisa estar devidamente integrado para que não haja problemas durante a execução do seu trabalho e para que a empresa possa racionalizar custos, otimizar tempo e entregar soluções com alto nível de qualidade, alcançando a satisfação dos clientes. “Quando contratado, o terceiro se torna parte do “organismo” da empresa e precisa funcionar perfeitamente para a efetividade e sucesso dos negócios”, finaliza o executivo.
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