Processo de gerenciamento de mudanças é uma atividade crítica e de grande importância nas organizações. Por isso, é extremamente recomendável que você empregue as melhores práticas usadas no mundo para gerenciamento de sistemas de TI. Em outras palavras, utilize o Gerenciamento de Mudanças ITIL.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library, em inglês), quer dizer Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação, em Português. É uma instituição inglesa que reúne as melhores práticas e procedimentos de TI e as dissemina pelo mundo.
Saiba mais: O que é metodologia ITIL: mais satisfação para o cliente.
E se você está se perguntando onde poderá encontrar um fluxo de processo de Gestão de Mudanças ITIL pronto para usar e em uma ferramenta totalmente editável online, saiba que achou a resposta: aqui mesmo, um oferecimento da HEFLO.
Mas antes de entrarmos no detalhamento desse processo, vamos entender melhor o que é o gerenciamento da mudança.
Gestão da Mudança é uma disciplina de gerenciamento de serviços de TI. O objetivo do gerenciamento de mudanças é garantir que os métodos e procedimentos padronizados mais adequados serão usados para o manuseio eficiente e imediato de todas as alterações. O objetivo é controlar a infraestrutura de TI, a fim de minimizar o impacto de eventuais incidentes. Mudanças na infraestrutura de TI podem surgir de forma reativa em resposta a problemas ou exigências impostas externamente, por exemplo: alterações legislativas. Por outro lado, pode ser uma ação proativa de busca da maior eficiência e eficácia na organização.
O processo de Gerenciamento de Mudanças ITIL está todo incluído em uma única piscina, dividida em 6 raias, discriminadas abaixo:
Na verdade, qualquer integrante da empresa pode iniciar o processo de mudança. O ideal é que seja uma pessoa treinada para que as informações que fornecer sejam as mais adequadas e de fácil compreensão pelo Change Manager.
Chamado por alguns de Comitê de Emergência do Conselho Consultivo de Mudança, faz parte do Change Advisory Board (ver a seguir). Deve decidir sobre mudanças emergenciais de grande impacto nos serviços de TI. Seus membros podem ser escolhidos em função da natureza da mudança que está ocorrendo.
Ou Conselho Consultivo de Mudança (CCM) consiste de um grupo de colaboradores que apoiará o Change Manager em suas análises e tomadas de decisão. Este comitê é formado por membros de diversas áreas, entre elas: todas as áreas de TI, alguns da área de negócios e, se necessário, terceiros e fornecedores.
No contexto do Gerenciamento de Mudanças ITIL, o gestor da mudança controla o ciclo de vida de todas as alterações. Sua função principal é levar a criação de mudanças positivas com um mínimo de interrupção dos serviços de TI. Para mudancas importantes o Change Manager terá que solicitar autorização do Change Advisory Board.
É o analista que terá a tarefa de documentar, planejar, implementar e tesar a mudança.
Colaborador ou equipe que executará e implementará a mudança na área de produção e operação.
Veja o diagrama de processo de Gestão de Mudanças ITIL como um todo:
Por se tratar de um processo complexo, envolvendo 6 raias, vamos nos concentrar, neste momento, em descrever a raia referente ao Change Builder. Para acessar o diagrama completo, pronto e editável, acesse o link no finalç do texto.
Esta é apenas uma parte de todo o processo de Gerenciamento de Mudanças ITIL.
Quer saber como esse fluxo funciona na prática? Veja como empresas como Mandic e Equinix implementaram processos ITIL com o Supravizio. Se preferir converse com o nosso comercial.
Confira outros exemplos de processos que você pode controlar:
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…