Nos últimos anos, diversos foram os fatores que contribuíram para o crescimento do mercado da construção civil no Brasil: o desemprego regrediu e a renda média do brasileiro cresceu, consequentemente fazendo com que tanto a classe média como o setor de crédito se fortalecessem.
Com isso, houve um substancial aumento na venda de imóveis em várias regiões do país. Mas apesar do cenário favorável, o crescimento da demanda foi tão grande que diversas construtoras passaram a vivenciar problemas como atraso nas obras e escassez de mão de obra qualificada, o que elevou os custos e restringiu a oportunidade de novos negócios.
Nestas circunstâncias a gestão da qualidade na construção civil, que antes já era importante, se tornou ainda mais essencial para as empresas construtoras que desejem gerar resultados satisfatórios e se manterem competitivas, tanto do ponto de vista operacional como financeiro.
Os principais benefícios propiciados pela gestão de qualidade no setor da construção civil
Sistemas de gestão da qualidade na construção civil possuem o poder de abrir novos mercados e ampliar aqueles já existentes, expandindo os negócios das empresas.
Além disso, compreendem uma série de outras vantagens, dentre as quais o aumento da produtividade de funcionários e colaboradores, a redução de custos e desperdícios, o controle eficiente de processos e uma melhor organização interna.
Qualidade na construção civil: conheça as sete fases vitais para o planejamento
Para implantar corretamente os sistemas de gestão da qualidade na construção civil, é primordial que as empresas elaborem um cuidadoso planejamento estratégico, com 7 etapas essenciais:
- Definir as condições e exigências normativas a serem implantadas na empresa
- Analisar e avaliar detalhadamente todos os atuais processos de qualidade
- Determinar prioridades, como capacitação de pessoal e melhorias estruturais
- Arquitetar uma matriz base para a execução do sistema
- Fornecer treinamento e documentação adequados e acompanhar de perto
- Averiguar a implantação do sistema por meio de auditorias internas e externas
- Planejar e garantir manutenções e revisões contínuas de todo o sistema
A implantação da gestão da qualidade na construção civil pode ser feita por equipes internas da própria empresa ou por meio de consultorias especializadas, e o tempo médio para certificação do sistema no Brasil é de cerca de um ano.
Esse prazo pode aumentar ou diminuir, em função de variáveis como quantidade de funcionários, número de obras ativas pelas quais a empresa é responsável, localização destas obras, etc.
O gerenciamento de processos é primordial para a qualidade na construção civil
Para que as empresas de construção civil obtenham o máximo desempenho da gestão da qualidade, o primeiro passo é fazer um mapeamento metódico dos principais processos que envolvem seus negócios.
Mapear os processos também ajudará a empresa a ter uma perspectiva clara e abrangente de seus pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças do mercado, a famosa análise SWOT.
Na atualidade tem sido cada vez mais notória a utilização do conceito de BPM (Business Process Management) por gestores e profissionais envolvidos com administração de empresas.
BPM consiste numa gama de técnicas e recursos que permitem modelar, controlar e aprimorar continuamente o fluxo de todos os processos empresariais dentro e fora de uma organização. Confira alguns de seus principais benefícios:
- Economia de tempo em toda a estrutura de processos e atividades
- Rapidez e agilidade para detectar e solucionar problemas nos processos
- Salto de qualidade tanto no desempenho operacional quanto no corporativo
- Maior visibilidade e competitividade por parte da empresa
- Redução substancial de custos, com consequente aumento de lucratividade
Implantar a gestão da qualidade na construção civil fica muito mais fácil com o software Supravizio BPM
Utilizar o BPM fica muito mais fácil o auxílio de ferramentas e sistemas específicos para isso, que dispõem de recursos que automatizam toda a gestão de processos e facilitam a vida dos gestores.
Pensando nisso, a Venki, empresa especializada em soluções tecnológicas para gerenciamento de processos, desenvolveu o Software Supravizio BPM, que com diversas funcionalidades permite de forma ampla, transparente e flexível que os gestores definam, modelem, executem, monitorem e otimizem todos os processos dentro de suas empresas.
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