Nos últimos anos, diversos foram os fatores que contribuíram para o crescimento do mercado da construção civil no Brasil: o desemprego regrediu e a renda média do brasileiro cresceu, consequentemente fazendo com que tanto a classe média como o setor de crédito se fortalecessem.
Com isso, houve um substancial aumento na venda de imóveis em várias regiões do país. Mas apesar do cenário favorável, o crescimento da demanda foi tão grande que diversas construtoras passaram a vivenciar problemas como atraso nas obras e escassez de mão de obra qualificada, o que elevou os custos e restringiu a oportunidade de novos negócios.
Nestas circunstâncias a gestão da qualidade na construção civil, que antes já era importante, se tornou ainda mais essencial para as empresas construtoras que desejem gerar resultados satisfatórios e se manterem competitivas, tanto do ponto de vista operacional como financeiro.
Sistemas de gestão da qualidade na construção civil possuem o poder de abrir novos mercados e ampliar aqueles já existentes, expandindo os negócios das empresas.
Além disso, compreendem uma série de outras vantagens, dentre as quais o aumento da produtividade de funcionários e colaboradores, a redução de custos e desperdícios, o controle eficiente de processos e uma melhor organização interna.
Para implantar corretamente os sistemas de gestão da qualidade na construção civil, é primordial que as empresas elaborem um cuidadoso planejamento estratégico, com 7 etapas essenciais:
A implantação da gestão da qualidade na construção civil pode ser feita por equipes internas da própria empresa ou por meio de consultorias especializadas, e o tempo médio para certificação do sistema no Brasil é de cerca de um ano.
Esse prazo pode aumentar ou diminuir, em função de variáveis como quantidade de funcionários, número de obras ativas pelas quais a empresa é responsável, localização destas obras, etc.
Para que as empresas de construção civil obtenham o máximo desempenho da gestão da qualidade, o primeiro passo é fazer um mapeamento metódico dos principais processos que envolvem seus negócios.
Mapear os processos também ajudará a empresa a ter uma perspectiva clara e abrangente de seus pontos fortes e fracos, bem como das oportunidades e ameaças do mercado, a famosa análise SWOT.
Na atualidade tem sido cada vez mais notória a utilização do conceito de BPM (Business Process Management) por gestores e profissionais envolvidos com administração de empresas.
BPM consiste numa gama de técnicas e recursos que permitem modelar, controlar e aprimorar continuamente o fluxo de todos os processos empresariais dentro e fora de uma organização. Confira alguns de seus principais benefícios:
Utilizar o BPM fica muito mais fácil o auxílio de ferramentas e sistemas específicos para isso, que dispõem de recursos que automatizam toda a gestão de processos e facilitam a vida dos gestores.
Pensando nisso, a Venki, empresa especializada em soluções tecnológicas para gerenciamento de processos, desenvolveu o Software Supravizio BPM, que com diversas funcionalidades permite de forma ampla, transparente e flexível que os gestores definam, modelem, executem, monitorem e otimizem todos os processos dentro de suas empresas.
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