Para entender melhor o que é gestão de processos organizacionais é preciso compreender com clareza as funções dos processos.
Não é novidade para ninguém que, seja qual for o ramo de atividade, a concorrência está cada vez mais acirrada e para manter o nível de competitividade e continuar a existir, é obrigatório que as empresas invistam mais na cultura de qualidade e procurem obter o melhor desempenho possível em todas as variáveis envolvidas com seu negócio.
E ao nos referirmos a todas as variáveis, são todas mesmo:
Os processos organizacionais referem-se à sequência de tarefas que, ao agregarem valor a essas variáveis e trabalharem sobre elas, geram como resultado final o produto ou serviço oferecido pelas empresas.
A gestão de processos organizacionais nada mais é do que a forma como todas essas variáveis são administradas. E voltando ao cerne da questão, qual a melhor maneira de se gerenciar tudo isso? Há uma metodologia ideal para coordenar todos esses fatores?
Atualmente existem dois principais sistemas de gestão de processos organizacionais, o hierárquico funcional e o sistêmico integrado.
A gestão de processos organizacionais com ênfase funcional é mais tradicional e ainda é adotada pela maioria das empresas. Nela, predominam as relações de subordinação e os processos de trabalho são fragmentados.
Mas em função do mercado cada vez mais competitivo e da necessidade crescente das empresas economizarem tempo, reduzirem custos e aumentarem a produtividade, o sistema funcional vem aos poucos sendo substituído pela metodologia sistêmica.
Na gestão de processos organizacionais de forma integrada, as relações são mais dinâmicas, o trabalho em equipe é valorizado e os funcionários acabam, de certa forma, se tornando polivalentes, não se limitando apenas a suas atividades principais.
Ademais, quando a metodologia sistêmica é implantada, há uma substancial mudança de foco por parte da empresa, que passa a priorizar mais o cliente. O pensamento da organização não se limita somente ao produto ou serviço em si, mas principalmente em como ele é feito, em como melhorar os processos de negócio, possibilitando oferecer ao cliente um produto ou serviço com mais benefícios e valores agregados, de maneira mais rápida e a um custo menor.
O conceito de BPM (Business Process Management ou Gerenciamento de Processos de Negócio) refere-se a um conjunto de elementos e metodologias que tem por objetivo justamente uma gestão sistemática e integrada de todos os departamentos de uma empresa, bem como das funções e responsabilidades de cada colaborador ou funcionário dentro dela.
Implantar a gestão de processos organizacionais por meio da metodologia BPM não é uma tarefa das mais fáceis. Por questões culturais ou tradicionais, algumas pessoas podem demonstrar resistência ou dificuldade em assimilar novas ideias. E é justamente neste ponto que entra a importância da tecnologia da informação.
Visando facilitar a vida das organizações e das pessoas que trabalham com gestão, a Venki, empresa especializada em soluções para gerenciamento de processos, desenvolveu o software Supravizio BPM.
O Supravizio BPM conta com tecnologia de ponta e diversas funcionalidades e recursos exclusivos que dão aos gestores meios de facilitar a introdução à cultura de processos nas empresas em que eles trabalham, tornando a gestão muito mais ampla, dinâmica e flexível. Clique aqui e assista o vídeo explicativo.
A gestão dos processos organizacionais fica muito mais eficaz e eficiente com o Supravizio BPM, pois ele permite definir, modelar, executar, monitorar e otimizar os processos de negócio, melhorando exponencialmente o desempenho da empresa e aumentando sua lucratividade e a satisfação de seus clientes.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…