Este é um ponto muito importante para quem está procurando ideias para melhorar a empresa:
Melhorar sua empresa para quem?
As melhorias em sua empresa devem focar o cliente, entregar os melhores produtos e serviços a ele, dentro de seu posicionamento. Este é um ponto fundamental.
O segredo dessa história está em como fazer isso com a máxima eficiência, empregando menos recursos e em menos tempo.
Portanto, dividimos nossas ideias para melhorar a empresa em dois tipos:
Inspire-se para melhorar seu negócio: As mais famosas frases motivacionais de Walt Disney
Antes de tentar entregar serviços ou produtos melhores para seus clientes, olhe para dentro: seus processos estão funcionando bem?
Por isso, vamos começar nossas dicas pondo ordem na casa.
Isto é, dicas de produtividade.
Tudo que é feito em seu negócio segue uma sequência de tarefas ordenadas cronologicamente. Ao modelar esse processo, que é o encadeamento adequado dessas tarefas em etapas, às vezes não nos damos conta de que estamos perdendo dinheiro ao desperdiçar recursos.
Por exemplo: quantas mensalidades de softwares SaaS você tem em sua empresa e que, atualmente, não está usando, ou está usando pouco, ou são redundantes?
Bancos de imagens, ferramentas de análise de dados na internet pagas que poderiam ser substituídas por versões freemium ou por versões completas gratuitas (como o próprio Google Analytics), assinaturas de revistas online, suportes para softwares que não são mais usados e outros.
É comum, principalmente em empresas que estão crescendo rapidamente, que um departamento “goste” de determinado software de análise de mídias sócias ou CRM e outro prefira um diferente.
Faça um inventário de todas as ferramentas usadas na empresa, padronize-as e elimine tudo que for redundante, subutilizado ou desnecessário. Você vai se surpreender com o montante de despesas recorrentes que pode cortar em um ou dois dias de trabalho.
Veja mais: Confira diagrama para melhoria contínua de processos
Se existem alguns apps que estão em excesso em seu negócio, talvez haja outros que estejam fazendo falta.
É preciso analisar qual o core business de sua empresa e focar sua atenção nele.
Por exemplo: se você não é uma agência de publicidade, talvez seja mais interessante concentrar o tempo e o talento de seus colaboradores da área de marketing no planejamento de suas campanhas do que criando layouts ou lidando com caras e burocráticas agências.
Para isso, sites de crowdsoursing e criação colaborativa costumam ser ágeis e oferecer soluções de qualidade por preços excelentes.
Esta é uma ideai para melhorar a empresa fácil de implementas e que vale para diversas áreas, como contabilidade e finanças e até serviços e manutenção ou limpeza.
Seus funcionários vão ficar muito felizes (e produtivos) podendo trabalhar em casa às sextas-feiras (ou outro dia da semana que você preferir) e, além disso, com trabalho Home Office, gastos de energia vão cair em 20%, entre outros, como material de escritório e o desgaste de máquinas e equipamentos.
Segundo esta matéria da Revista Forbes, colaboradores que trabalham em casa são mais produtivos.
Esta frase de Peter Drucker vai ajudar você a entender melhor nossa ideia de melhoria na empresa:
“Tudo que pode ser medido, pode ser melhorado”
Sem medir a satisfação dos clientes ou descobrir o que eles desejam e necessitam, não vai adiantar em nada melhorar seus processos.
E não pense que isso é caro.
Existem excelentes plataformas de pesquisas online, algumas até com opções gratuitas, como o Google Forms, Typeform e SurveyMonkey, entre outas.
Não, você não precisa contratar palestrante e consultores caros.
Além de canais de vídeos excelentes como o TED Talks, para você divulgar entre sua equipe, existem muitas plataformas de ensino à distância com opções de cursos gratuitos, muitas vezes ministrados por universidades como Harvard, MIT e Berkeley, entre muitas outras.
Veja dois dos mais famosos: edX e Coursera.
Confira também: 5 dicas de como aumentar a produtividade da equipe
Conhecendo as necessidades de seus clientes e tendo uma equipe bem treinada, você vai saber exatamente em que etapas do processo precisa investir mais para entregar mais valor percebido aos seus clientes.
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