Certamente a melhor palavra para definir os indicadores de produtividade é eficiência.
Indicadores de produtividade são ferramentas aplicadas frequentemente na gestão de negócios, com o intuito de avaliar o rendimento e a eficiência dos processos nas empresas. Basicamente, eles servem para mensurar a quantidade de recursos que as empresas utilizam para gerar um determinado produto ou serviço.
Através de um controle efetivo dos processos e com dados confiáveis e sempre atualizados, os indicadores de produtividade permitem identificar e corrigir com antecedência eventuais problemas e anomalias nas atividades organizacionais, prevenindo e evitando prejuízos para os clientes e para o próprio negócio.
A importância dos indicadores de produtividade reside na avaliação e quantificação precisa que eles fornecem da relação de “esforços empregados X produtos e serviços gerados”. O ideal é sempre utilizá-los conjuntamente aos indicadores de qualidade, criando o cenário ideal para o crescimento e desenvolvimento da organização.
Os indicadores de produtividade funcionam basicamente da seguinte maneira: primeiro é estabelecido um índice padrão para o processo que será avaliado, depois o resultado obtido na medição deste mesmo processo é ponderado, e por fim faz-se a comparação detalhada entre ambos.
A chamada “eficiência dos processos” é justamente o quociente desta relação.
Diferentemente dos resultados apresentados pelos indicadores de qualidade, que sempre vêm em números percentuais, os indicadores de produtividade apresentam o quociente direto entre duas diferentes unidades de medida: uma que mensura os recursos aplicados e outra que quantifica as saídas produzidas.
Tendo isso em mente, é de suma importância para os gestores e demais profissionais envolvidos identificar e documentar detalhadamente todos os recursos e saídas envolvidos no processo cujo qual a produtividade se deseja medir, caso contrário os resultados aferidos não corresponderão à realidade e todo o planejamento, desempenho e crescimento da empresa poderá ser comprometido.
Conhecer os processos da empresa também é essencial pelo fato de que, muitas vezes, a saída de um determinado processo pode ser um recurso importante para outro. Um exemplo disso são treinamentos e palestras (processos) com o intuito de capacitar colaboradores (saídas), que ao participarem destes eventos se transformam em recursos a serem utilizados nos demais processos da organização.
A metodologia BPM (sigla para Business Process Management) consiste em um conjunto de técnicas de gestão que ajudam as empresas a conhecerem, estudarem e administrarem de forma profissional e integrada todos os seus processos, facilitando a utilização dos indicadores de produtividade e garantindo a sua confiabilidade e credibilidade. Recursos como mapeamento, controle, monitoramento e automação de processos de negócio são alguns exemplos básicos das técnicas de gestão BPM.
Veja neste vídeo como fazer a automatização e geração de indicadores usando o conceito de computação em nuvem:
https://www.youtube.com/watch?v=QUNE8pgtdwgConfira alguns cases de sucesso de grandes empresas que utilizam o Supravizio para conhecer melhor e gerenciar com competência os seus processos:
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