A integração de novos funcionários é uma prática bastante difundida nas empresas brasileiras, principalmente nas de maior porte. Quando um novo integrante cruza a porta da empresa em um certo dia, você tem dois objetivos principais:
Separamos para você um processo de integração de novos funcionários que controla todos os aspectos antes do primeiro dia e também as etapas básicas de socialização das novas contratações, após sua chegada na empresa.
A integração de novos funcionários, também conhecida como socialização organizacional, refere-se ao mecanismo através do qual os novos empregados vão adquirir os conhecimentos necessários, habilidades e comportamentos para se tornarem membros efetivos da organização e trabalharem de forma eficaz.
As técnicas utilizadas neste processo de RH incluem reuniões formais, palestras, vídeos, materiais impressos, processos ou orientações baseadas em computador e outras. Tudo isso para introduzir os recém-chegados aos seus novos postos de trabalho e às equipes. Além disso, todo departamento é convidado a fornecer as ferramentas mínimas para o novo funcionário: conta na rede, caixa postal de e-mail, mesa, cadeira, telefone celular etc. Afinal, o processo de integração organizacional de novos funcionários não está completo se ele não tiver um posto de trabalho adequado.
Este processo que selecionamos é bastante complexo, com diversas atividades acontecendo em paralelo, o que exigiu a criação não só de raias, mas também de piscinas (divididas em raias).
No total, são 5 piscinas:
Vamos detalhar uma das piscinas desse processo de integração de novos funcionários, a piscina referente a Providenciar Mobiliário.
Esta é apenas uma das piscinas deste processo de integração de novos colaboradores. Mas a verdade é que este tipo de processo, no atual contexto da gestão estratégica de RH, costuma ser bastante complexo e diversificado de empresa para empresa. A seguir, vamos mostrar uma possível adaptação que poderia ser feita.
Imagine que em uma empresa exista uma palestra mensal de integração a cargo da Equipe de Treinamento. Poderia ser criada uma piscina para este processo, com uma raia em que o Gestor de Treinamento receberia um e-mail com o número de novos funcionários da empresa integrados naquele mês. Ele acionaria sua equipe, na raia Equipe de Treinamento, solicitando a impressão de crachás e materiais, a preparação do auditório, a emissão de convites e certificados e, finalmente, o envio de e-mails convidando a todos para o evento, que seria apresentado pelo Gestor de Treinamento, sem deixar nenhum dos novos funcionários de fora.
Conheça também o Supravizio e veja como a Bodytech controlou processos de Departamento Pessoal com essa ferramenta. Leia o caso de sucesso e entre em contato com o nosso comercial.
Confira todos os processos gratuitos disponibilizados no Heflo:
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…