Basicamente, se formos analisar entre as metodologias de aplicação da filosofia de melhoria continua nas empresas, podemos chegar a conclusão de que nenhuma técnica é mais eficaz do que a implantação do BPM, mas para entendermos melhor o que é melhoria contínua precisamos entender, antes, três fatores básicos que a caracterizam:
O primeiro é que este é um método que exige continuidade. Você melhora um processo e continua a analisá-lo e estudá-lo, buscando melhorá-lo novamente. Resumindo, a melhoria contínua é um processo cíclico.
A segunda característica da melhoria contínua está no fato de ela ser mais que uma simples sequência de melhorias implantadas em um processo. A melhoria contínua tem um aspecto cultural muito forte e pode ser considerada uma filosofia de negócio, e por ter este viés cultural, ela deve estar inserida em todos dos níveis da empresa, desde a alta administração até os operários do chão de fábrica.
Entenda como melhorar a qualidade e a produtividade nas organizações.
E o terceira aspecto da melhoria contínua pode ser caracterizado pela ênfase de que uma mudança deve trazer benefícios para todos. Não basta trazer melhorias a uma área isolada da empresa, ou a uma atividade segregada. A melhoria contínua deve englobar todos os processos e a vida daqueles que a praticam.
Conheça 4 dicas importantes sobre cultura da qualidade.
O ciclo PDCA é assim chamado devido ao nome em inglês de cada uma das etapas que o compõem:
A metodologia PDCA é largamente utilizada por corporações que desejam melhorar seu nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.
É muito importante destacar que, uma vez implantado, o ciclo PDCA deve tornar-se uma constante dentro da empresa, um verdadeiro círculo virtuoso objetivando sempre a melhoria contínua.
Entenda melhor o que é o Ciclo PDCA e como ele é usado para reduzir custos, ampliar lucros e aumentar a satisfação dos clientes.
Kaizen é o termo japonês cujo significado literal é melhoria. O conceito implica um esforço contínuo (daí melhoria contínua), envolvendo todas as funções de todos os níveis da organização.
O termo Kaizen é tão comum no Japão que é aplicado a todos os aspectos da vida. Fala-se em Kaizen em termos de meio ambiente, sistema rodoviário, relações externas, sistema educacional etc. No trabalho, é muito comum que todos os colaboradores de uma organização se perguntem como o procedimento, produto, máquina, pacote etc. podem ser melhorados.
O Kaizen é aplicado em processos (tanto de produção quanto processos de negócio) e em produtos e serviços.
Alguns dos mandamentos que regem o Kaizen:
A linha de produção da fabricante de carros Toyota é tida como um caso de sucesso, na implantação dos princípios do Kaizen. Entenda o Toyotismo e o conceito da Gestão da qualidade.
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