Você conhece a diferença entre eficiência e eficácia? Esses dois conceitos, muito presentes na gestão empresarial, à primeira vista parecem se tratar da mesma coisa, mas são ligeiramente diferentes.
Nas empresas, os processos são vistos como eficientes quando eles atingem um determinado resultado consumindo o mínimo possível de recursos. Já a eficácia avalia até que ponto os objetivos da empresa são alcançados, independentemente da forma como se chegou até lá.
Na gestão de negócios, é de extrema importância que as empresas sejam competitivas em termos de eficiência, pois quando elas são mais eficientes que suas concorrentes, além de entregarem seus produtos ou serviços a custos menores, ainda o fazem com mais qualidade, aumentando a satisfação dos clientes.
Mas em contrapartida, de nada adianta a empresa ser eficiente se ela não for ao mesmo tempo eficaz, ou seja, se os objetivos não forem atingidos de forma quantitativa, e este é o dilema da maioria dos profissionais de gestão ao lidarem com o gerenciamento de processos: como encontrar o ponto de equilíbrio e atingir simultaneamente eficiência e eficácia?
Com a metodologia BPM, que no Brasil também é conhecida como Gerenciamento de Processos de Negócio, e que tem ajudado cada vez mais as empresas a elevarem seu patamar de qualidade (em todos os sentidos) a níveis nunca vistos.
Pode-se dizer que o principal objetivo da metodologia BPM é o de modelar, controlar e aprimorar continuamente o fluxo de todos os processos empresariais dentro e fora de uma organização, sejam eles processos de negócio, processos organizacionais ou processos gerenciais.
A metodologia BPM (sigla para Business Process Management) consiste em um conjunto de técnicas de gestão que ajudam as empresas a conhecerem, estudarem e administrarem de forma profissional e integrada todos esses processos, bem como a detectarem com precisão cirúrgica eventuais falhas que antes não eram percebidas, tornando os processos ao mesmo tempo mais eficientes e eficazes.
Para começar a utilizar a metodologia BPM na sua empresa, o ideal é fazê-lo com o auxílio de ferramentas e sistemas especializados, que ofereçam recursos capazes de automatizarem a gestão dos processos e facilitarem sua vida.
E esses recursos estão plenamente disponíveis para você com o software HEFLO BPM, desenvolvido pela Venki, empresa especializada em soluções tecnológicas para gerenciamento de processos.
Com diversas funcionalidades exclusivas, o HEFLO BPM possibilita de forma ampla, transparente e flexível, que os gestores definam, modelem, executem, monitorem e aperfeiçoem todos os processos dentro da empresa, mapeando-os de ponta a ponta.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…