A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar o desempenho dos processos internos de uma empresa, por meio da eliminação de defeitos e riscos.
Entretanto, por mais que a metodologia Seis Sigma pareça completa, é possível melhorar ainda mais o desempenho de uma organização por meio da união dela com o BPM.
Mas o que é BPM?
E, como aplicar a metodologia Seis Sigma?
Continue acompanhando e termine este artigo conhecendo 2 ferramentas poderosas para a melhoria contínua de processos da sua empresa.
O que é a metodologia Seis Sigma?
O Seis Sigma é uma metodologia com foco na redução de variabilidades nos processos.
De acordo com a teoria, conceito e implantação do Seis Sigma, ao reduzir as variabilidades dos processos uma empresa é capaz de:
- entregar projetos de alto impacto financeiro;
- reduzir custos;
- alcançar a melhoria contínua.
Por isso, a metodologia Seis Sigma deve ser aplicada quando você tem um processo estabelecido, mas deseja melhorá-lo.
A partir desse modelo foi criado uma metodologia nova que é resultado da junção do Seis Sigma com o Lean Manufacturing: o Lean Six Sigma.
Como resultados temos uma empresa preocupada em estabelecer processos enxutos sem gerar desperdícios, alcançando objetivos como:
- diminuir resíduos;
- melhorar a eficiência da produção;
- aumentar a satisfação do cliente.
Leia também: Métrica Seis Sigma: 8 principais KPIs para acompanhar a melhoria contínua de processos
Deseja aprofundar seu conhecimento na área? No vídeo abaixo existe um compilado de informações sobre Seis Sigmas, teoria, conceito e implantação. Vale a pena conferir!
O que é BPM?
BPM, ou Business Process Management, significa Gerenciamento de Processos de Negócio. Ele é resultado da união de um conjunto de boas práticas de gestão que, em parceria com a tecnologia, vai permitir a adoção e otimização dos processos de uma organização.
BPM é uma forma de sistematizar processos e suas práticas permitem:
- compreender processos;
- estabelecer fluxos;
- criar uma modelagem de processos;
- analisar a performance.
O objetivo é criar processos e acompanhar os resultados alcançados em cada etapa para identificar oportunidades para melhoria e corrigir falhas.
O BPM funciona com o apoio de componentes tecnológicos como softwares que ajudam a alcançar a visão sistêmica necessária para sua execução.
Se você não sabe como funciona o BPM indicamos que assista ao vídeo abaixo sobre gestão de projetos.
Metodologia Seis Sigma e os impactos no BPM
Com as apresentações feitas acima, espero que você tenha compreendido como a metodologia Seis Sigma e o BPM podem ser valiosas dentro das empresas. Inclusive um exemplo de aplicação do Seis Sigma é exatamente a sua utilização para melhorar os processos estabelecidos pelo BPM.
Uma vez que ambas atuam em torno dos processos das organizações é possível estabelecer uma relação entre elas e ampliar o retorno que sua empresa pode ter ao melhorar processos e tomar decisões.
A seguir, separamos três aspectos que mostram como a metodologia Seis Sigma pode impactar no BPM.
1. Coleta e análise de dados associados a problemas complexos
Ao adotar o conjunto de práticas do BPM sua empresa vai ampliar a capacidade de compreender e estabelecer processos.
Isso acontece por meio da análise de modelos, identificação de insights e avaliação da performance.
Entretanto, o BPM não apresenta a mesma força na coleta e análise de dados complexos, como os necessários para decisões relacionadas a fluxos de trabalho que envolvem diferentes variáveis e dados associados.
Nesse sentido, a metodologia Seis Sigma chega para somar com uma coleta e análise de dados aprofundada.
Por meio disso, sua empresa amplia a assertividade na tomada de decisões em relação às oportunidades de mudanças e falhas em processos complexos.
A metodologia Seis Sigma permite que você acompanhe os dados e indicadores resultantes dos processos para continuar sua evolução rumo à excelência.
2. Velocidade na execução de processos
Ao combinar a tecnologia de automação do BPM e as técnicas de melhoria contínua do Lean Seis Sigma sua empresa tem acesso a mais velocidade na aplicação – e mudança – dos processos.
Como o BPM é associado ao software, ele ajuda na captura de dados para implementação e design do processo. Isso ajuda a executar processos de acordo com suas necessidades, o que, por sua vez, minimiza os problemas na linha.
3. Identificação de oportunidades de melhoria
A metodologia Seis Sigma aliada ao BPM vai ampliar a capacidade da sua empresa identificar melhorias possíveis, aumentando assim sua competitividade e posicionamento no mercado.
Dessa forma, sua empresa otimiza também o tempo ao agilizar processos de maneira mais veloz e aumenta a produtividade em ritmo acelerado, criando equipes e setores de alto desempenho.
Por essas razões a combinação entre metodologia Seis Sigma e BPM é uma das formas mais poderosas de ampliar os resultados de uma organização em menor tempo e com melhores índices.
Tudo isso baseado na capacidade de criar, otimizar, gerenciar e monitorar processos de negócios.
Como dominar as etapas da metodologia Seis Sigma?
Qualquer profissional que tenha o intuito de gerenciar processos, dominando as principais técnicas de gestão para criar, gerenciar, monitorar e melhorar os resultados da empresa, deve se capacitar.
Por isso, a CAE Treinamentos oferece diversos cursos de qualificação por meio do ensino de várias metodologias, inclusive, tudo sobre Seis Sigma. Se você está começando na área nossa indicação é o curso gratuito e online de White Belt.
Este post foi escrito pela CAE Treinamentos que conta com mais de 3.000 alunos capacitados e mais de 100 empresas de renome atendidas