Notação BPMN – A notação mais aceita para modelar processos

A modelagem de processos é uma etapa chave no BPM, podendo ser utilizada para descrever o processo como ele é e também para projetar a versão otimizada. Para isto existe a notação BPMN – Business Process Model and Notation, uma notação que ilustra o processo de uma maneira simples e clara, pensada tanto para gerentes quanto para profissionais técnicos, analistas, desenvolvedores e funcionários em geral.

Veja também: modelagem de processos.

O que é BPMN?

Esta notação foi idealizada primeiramente para melhorar a comunicação entre setores e pessoas, já que estrutura e mostra o processo e suas fases. No entanto, ela faz muito mais que isso, permitindo a ilustração do processo de uma maneira nunca vista antes. Somente podemos mudar o que entendemos, e somente entendemos o que podemos visualizar.

Notação BPMN especifica o processo de negócio em um diagrama que é fácil de ler tanto para os usuários técnicos quanto para os usuários de negócios. É intuitivo e permite a representação de detalhes complexos do processo. BPMN serve como uma linguagem padrão, colocando um fim na lacuna de comunicação entre a modelagem do processo e sua execução. Por este motivo e considerado hoje a lingua franca para comunicação no mundo dos negócios.

Veja o passo anterior: mapeamento de processos.

Como a notação BPMN é realizado?

O que a notação de processos faz é representar cada ação com um símbolo. Vamos tomar como exemplo uma agencia de viagens que recebe um pedido de um possível cliente. O processo de planejamento de viagem começa com esse pedido, e passa pelos orçamentos de hotel, passagens de avião, aluguel de carro e tours turísticos. Depois, tudo é reunido e consolidado, terminando com o envio da proposta ao cliente. Se aceita, um novo processo se inicia, o de venda. Cada um desses passos e a relação entre eles é representado no diagrama por um símbolo, fazendo com que o processo se torne um padrão dentro da empresa, e que seja entendido por todos.

Podemos identificar quatro tipos de elementos que representam o comportamento do processo:

  • Objetos de fluxo
  • Objetos de conexão
  • Swim lanes
  • Artefatos
  • Objetos de dados

 

 

Os objetos de fluxo são divididos em três tipos:

  • Atividades – o trabalho que é executado, algo que é feito (por exemplo a cotação do hotel), simbolizados por quadrados.
  • Eventos – as ocorrências, algo que acontece (por exemplo o início do processo, o pedido de plano), simbolizados por círculos.
  • Gateways – pontos de desvio que determinarão o caminho que o processo seguirá (por exemplo a decisão de consolidar as informações), simbolizados por diamantes.

Sobre as swim lanes, existem dois tipos a analisar:

  • Piscinas – representam processos e participantes no processo.
  • Raias – cada piscina possui várias raias, que simbolizam os papeis, áreas e responsabilidades no processo.

Os artefatos trazem um maior nível de detalhe ao diagrama, pois permitem que informações extras sejam trazidas.

Objetos de conexão:

Os objetos de fluxo precisam conectar-se entre si de alguma forma, e isso se dá através dos objetos de conexão.

  • Fluxo de sequência – mostra em que ordem as atividades são executadas, e é simbolizado por uma linha cheia e uma seta adiante.
  • Fluxo de mensagens – indica quais as mensagens que fluem entre dois processos/piscinas, e é representada por uma linha tracejada, um círculo aberto e uma seta aberta no fim.
  • Associação – conecta os artefatos aos objetos de fluxo, e é simbolizado por uma linha tracejada.

Objetos de dados:

Estes descrevem como os dados podem ser manipulados. Podem ser saída, entrada, data store e data object.

Informações finais sobre o que é BPMN

Todo esse processo pode parecer complexo demais e não valer a pena. Não é, no entanto, o caso. Quando os técnicos, colaboradores e gerentes internalizam todos os símbolos e informações, o diagrama se torna fácil de ler e modificar. Os benefícios que isso traz são muitos: processos padronizados, comunicação clara e a certeza da execução são apenas alguns deles.

É essencial contar com um software confiável quando implementando a notação BPMN em sua empresa. Isso vai fazer a diferença entre um projeto de sucesso e uma modelagem confusa e sem propósito. O HEFLO é um software que permite a modelagem eficaz dos processos de sua empresa, padronizando todas as áreas e espalhando a informação por toda a organização. Comece a utilizar o HEFLO para implementar a notação BPMN criando sua conta grátis para modelagem! Veja como.

Veja abaixo uma aula sobre modelagem de processos de negócio com a notação BPMN.

Quer aprender mais sobre BPMN? Confira o nosso treinamento sobre Modelagem de processos com a notação BPMN.

Post anterior
Como efetivamente mapear um processo? Siga esse guia simples e entenda!
Próximo post
Gerenciamento de processos de negócios – o que é? Um guia completo das dificuldades e soluções

Posts Relacionados

4 Comentários. Deixe novo

  • JUNIOR A. C
    17/11/2016 9:11 pm

    QUE EMPRESAS ATUALMENTE UTILIZAM O BPMN? ESTOU PREPARANDO UM SEMINÁRIO E ESTOU TENDO DIFICULDADES QUANTO À ESTA INFORMAÇÕES:
    LISTA DE EMPRESAS QUE UTILIZAM O BPMN 2.0. GRATIDÃO É O QUE EU SENTIRIA POR UMA RESPOSTA RÁPIDA, FUNDAMENTADA E QUE CHEGASSE ATÉ MINHA PESSOA.

    Responder
    • Olá Junior,

      No aplicativo HEFLO já existem mais de 10.000 contas de pessoas, empresas e estudantes utilizando o BPMN 2.0. Infelizmente não podemos fornecer uma listagem por questões de respeito a privacidade destas pessoas. Conto com sua compreensão.

      Responder
  • Osvaldo de Sousa
    01/06/2018 1:04 pm

    Coma base na metodologia BPMN, quem é o dono do processo?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu