Não podemos mudar o que não podemos entender, isso é um fato. Assim, quando pensamos em melhorar uma empresa através do melhoramento de seus processos, o primeiro passo é estuda-los, analisa-los e entende-los.
É aí que as técnicas de análise de processos entram. Elas fazem parte de um eficiente método que nos permite entender cada detalhe do processo, construindo uma base sólida para o aprimoramento.
Mas, antes de falarmos das etapas da análise de processos de negócios, é importante entender o que é a análise de processos.
Definição de análise de processo:
Análise de processos é a ação de conduzir uma revisão e obter um entendimento sobre processos de negócio. Envolve a revisão dos componentes de um processo, incluindo entradas, saídas, procedimentos, controles, atores, aplicações, dados, tecnologias e suas interações para produzir resultados.
A análise abrange avaliação de tempo, custo, capacidade e qualidade de processos, podendo utilizar modelos visuais estáticos ou dinâmicos do processo, coleta de dados do início ao fim de atividades, análise de cadeia de valor, modelagem ponta a ponta e decomposição funcional.
Fonte: ABPMP BPM CBOK
Vamos apresentar as etapas da análise de processos de negócios que devem ser seguidas para que se possa promover a melhoria contínua.
O primeiro passo é identificar quais são os processos que necessitam melhoria. Esses são os que você precisa estudar e entender. É importante pensar sempre sobre os objetivos do seu negócio, e quais os processos que contribuem para essa meta. Priorize-os.
Mas como identificar quais são os processos mais importantes? São aquelas que mais contribuem para atingir as metas organizacionais e agregam mais valor à entrega final dos processos.
Uma metodologia de análise de negócio sugerida por Peter Drucker, pode ajudar a entender esses objetivos estratégicos da empresa, para, depois, se definir quais processos precisam ser melhorados.
Vamos analisá-las uma a uma.
Sem entender o motivo da existência da empresa não será possível determinar quais os processos fundamentais para que ela cumpra sua missão. Os processos são mutáveis, a missão perdura e deve ser alcançada por meio deles.
Identifique processos sem as quais as missão não seria cumprida, eles devem fazer parte de sua lista.
Lembre-se que apesar de sua grande importância, não é apenas o cliente final que deve fazer parte desta técnica de análise de processos de negócios.
Afinal, se a empresa precisa entregar o maior valor possível – valor percebido – para o cliente final, com o objetivo de que ele pague por essa entrega um montante que supere os custos operacionais, isso tudo é fito para que a empresa tenha lucro.
Lucro para quem? Para os acionistas! Portanto, existem muitos outros stakeholders que devem ser levados e conta nesse momento,
É importante lembrar também que existem organizações em fins lucrativos e que, nesse caso, o cliente final pode ser a sociedade como um todo, uma comunidade específica, entre outros.
Identifique os processos que agregam mais valor percebido para seus clientes (de todos os tipos) e inclua em sua lista de processos que devem ser priorizados.
Uma maneira de identificar o que os clientes valorizam é fazer uma boa pesquisa de marketing.
Mas, siga o que detalhamos no item anterior: percepção de valor! Isso está muito relacionado com o posicionamento da empresa. Mas lembre-se: só uma coleta de informações acurada poderá trazer as respostas adequadas para esta pergunta.
Nesta etapa da análise de processos de negócios, estamos falando de de KPIs (Key Performance Indicators): indicadores-chave performance.
É preciso verificar quais processos não estão alcançando as metas estabelecidas e porquê. Estes, evidentemente, também devem fazer parte de sua lista.
Veja algumas postagens que podem te ajudar sobre este assunto:
Por fim, quais as ações foram definidas pela organização para que se possa atingir seus objetivos estratégicos? Todos os processos que estiverem ligados a essas ações devem fazer arte de sua lista.
Bem, sua lista pode ter ficado enorme, não é mesmo? A verdade que que as boas técnicas de análises de processos de negócios recomendam que não se debruce sobre um objetivo grande demais.
Levando em conta cada um desses critérios, escolha 4 ou 5, no máximo, processos prioritários, ou talvez até menos processos, caso sejam muito complexos.
Confira este infográfico que ilustra as 5 perguntas de Drucker, umas das mais conhecidas técnicas de análise de processos de negócios:
Defina um time para ajudá-lo com a análise do processo de negócio. As pessoas mais indicadas são aquelas que já trabalham com o processo no dia a dia. Elas conhecem os passos, as informações, os objetivos e, mais importante, as falhas e gargalos do processo.
Algumas maneiras eficientes de interagir com o time são:
Ao montar sua equipe, é muito importante levar em conta quais profissionais ajudarão efetivamente a como analisar os processos de negócios.
Por isso, além de pessoal capacitado e e que conhece BPM, lembre-se de envolver também:
Essa técnica de análise do processo é muito útil, e pode lhe dar uma visão real de como o processo acontece. Com símbolos e ferramentas padrão, você pode representar o processo de uma maneira clara e pratica.
Ao fazer isso, se torna muito mais fácil de ver o que está correto e o que não funciona, quais são os gargalos e pontos de melhoria.
Construir um diagrama do processo é uma das etapas fundamentais da metodologia de análise de negócio, veja um passo a passo de como fazer um:
Parece complicado? Veja aqui tudo isso em mais detalhes: Como desenhar um fluxograma em 5 passos simples
Confira também a Notação de processos.
E se quiser saber ainda mais, assista a este vídeo:
Com toda a informação acima, defina como o processo acontece agora. É muito importante não se adiantar, e se manter com a situação real, não importa como ela seja.
Isto é: entenda como o processo está ocorrendo neste momento, não como gostaria que ele fosse no futuro.
Para isso, nesta etapa da análise de processos de negócios, você de seguir 3 passos principais:
Leia mais: mapeamento de processos AS IS.
Você pode até já saber, mas é importante determinar quais são as melhorias necessárias e possíveis. Mantenha em mente as metas estratégicas da empresa ao fazer isso, já que todo processo e ação deve tê-las como objetivo.
Normalmente os pontos de melhoria se concentram nos seguientes aspectos:
Junte toda a informação e modele o novo processo da forma que você quer e que é útil para a empresa e seus objetivos e metas.
Na verdade, esta etapa consiste no desenho do novo processo melhorado, aquele que se pretende que atinja os objetivos da organização com mais eficiência e eficácia.
Da mesma forma que foi criado um diagrama de processo na etapa AS IS, a etapa de TO BE também contará com um, assim como toda documentação necessária para se transmitir essas informações e conhecimento quando necessário.
Veja também: mapeamento de processos TO BE.
Como podemos ver, a análise de processos de negócios gera as informações necessárias para avaliar e resolver as raízes dos problemas, e tomar decisões informadas. Com esse método, é possível de entender como o trabalho acontece dentro da organização e quão bem o negócio atinge seus objetivos.
É importante lembrar que essa é uma operação contínua, já que os processos nunca estarão completamente otimizados e perfeitos. É possível que o processo se torne inconsistente com as metas do negócio, já que ele pode mudar com o tempo.
Todas as técnicas de análise dos processos são importantes e não devem ser puladas. Um bom software faz a diferença na hora de analisar as atividades, e o Supravizio BPM é o mais indicado!
Com uma interface dinâmica e fácil de utilizar, ele permite que você mapeie, modele, execute, melhore, otimize e automatize todos os processos da sua empresa, permitindo uma melhoria continua e eficaz! Conheça o software BPM da Venki, ou entre em contato com a gente.
Agora que você já sabe o que é a análise de processos, leia também sobre o analista de processos, o profissional ideal para ajuda-lo nesse projeto.
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