O que é análise SWOT? A melhor resposta para esta pergunta pode ser traduzida na definição oferecida por Philip Kotler, na décima edição de seu livro “Aministração de Marketing”:
A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats.)
O que é análise SOWT em português, afinal?
Análise das Forcas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, o que alguns chamam de análise FOFA.
E para que se possa chegar ao resultado adequado desta análise, é preciso dividir o ambiente onde se encontra a empresa em duas esferas:
Vamos detalhar como se deve proceder para estudar cada um deles.
Veja também: Dicas e exemplos de Análise SWOT – Aprenda a fazer
Leia esse artigo sobre a definição da análise SWOT para entender melhor esse conceito.
Tudo aquilo que está fora do controle da empresa pode ser considerado ambiente externo. É nesta esfera que normalmente podemos identificar as oportunidades e as ameaças para as quais a empresa deve se preparar.
Devemos considerar oportunidades todas aquelas condições ambientais em que a empresa pode se beneficiar com lucro ou que permitem atender necessidades e desejos dos consumidores de forma vantajosa sobre a concorêencia.
Ameças podem ser definidas como a possibilidade de influências negativas sobre faturamento e lucro impostas por uma tendência ou situação desafiadora.
Para facilitar a análide SWOT, podemos dividir o ambiente externo em dois conjuntos de fatores:
As forças e farquezas se encontram dentro das fronteiras de sua empresa. É internamente que podemos manejar e administrar de forma estratégica, com controle sobre cada fator. Mas como estudar tudo que ocorre dentro da empresa? Para isso, devemos classificar o desempenho e a importância das características de quatro esferas gerencias: marketing, finanças, produção e organização, conforme o checklist abaixo:
Confira: Conceito de análise SWOT – Tudo o que você precisa saber
Definidas as oportunidades e ameças e também as forcas e fraquezas, a alta gestão da empresa deve se basear nelas para determinar seu planejamento estratégico. Assim, escolhe as melhores oportunidades e determina como conseiguirá se aproveitar delas. Identifica as ameças mais sérias e toma providências para se defender. Quanto as forças e fraquezas, é importante frisar que será muito difícil sanar todos os pontos fracos em sua totalidade ou se tornar totalmente confiante que suas forças garantirão o sucesso.
O segredo do que é a análise SWOT bem executada é saber aproveitar as forças para alavancar oportunidades ou se defender de ameaças. Da mesma forma, reforçar as fraquezas para que os riscos ambientais não sejam potencializados ou que as oportunidades não sejam perdidas.
Ferramentas de BPM tem a missão de tornar processos mais eficientes e eficazes exatamente para que se atinja os objetivos estratégicos, agregando valor a empresa e aos produtos e serviços a cada etapa do processo produtivo.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…