Talvez a tradução que melhor defina a essência contida na metodologia Balanced Scorecard seja “Indicadores Balanceados de Desempenho”.
Mas para entender melhor o que é Balanced Scorecard e qual a sua finalidade, devemos conhecer sua origem e fazer uma breve viagem de volta no tempo, mais precisamente para os Estados Unidos da América no início da década de 90.
Havia uma preocupação crescente dos norte-americanos com seus sistemas de avaliação de desempenho empresarial, que se baseavam principalmente em indicadores financeiros e contábeis e estavam ficando obsoletos.
Houve então um esforço conjunto de estudiosos e executivos para desenvolver um sistema inovador e que fosse mais fidedigno e confiável, e após extensas pesquisas surgiu no ano de 1992 o Balanced Scorecard.
Apresentado pelo bem-sucedido executivo David P. Norton e pelo respeitado professor Robert S. Kaplan, o Balanced Scorecard era inicialmente tido apenas como um modelo de avaliação performática empresarial, mas que com muito sucesso ao longo dos anos evoluiu para uma eficiente metodologia de gestão e planejamento estratégico.
No atual universo corporativo, onde predomina a competitividade e a excelência faz a diferença, o grande desafio dos profissionais de gestão é manter um sistema que seja capaz de fornecer informações úteis, justas e precisas, que facilitem o sempre delicado processo de tomada de decisão.
Neste contexto, o Balanced Scorecard é tido como a ferramenta ideal, pela sua capacidade de integrar as ações Estratégicas, Operacionais e Organizacionais de uma empresa, possibilitando simultaneamente a definição das estratégias empresariais, a gestão do negócio, o gerenciamento dos serviços e o foco total na qualidade.
Alguns exemplos de processos cruciais para empresas e que podem ser gerenciados utilizando-se o Balanced Scorecard: orçamentos e planejamentos, direcionamentos de investimentos e estabelecimento de remuneração por metas atingidas, individuais e coletivas.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…