Para saber o que é metodologia ITIL, devemos recuar um pouco no tempo, aos anos 80, quando foi criada pelo governo da Inglaterra, com o objetivo de abrigar todo conhecimento possível sobre gerenciamento de sistemas de TI, a ITIL: uma biblioteca que reúne as melhores práticas desta área, assim como livros e outros conhecimentos empregados pelas grandes corporações.
A ITIL, (Information Technology Infrastructure Library, em inglês, significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação em nosso idioma), acabou não só coletando, armazenando e gerindo este conteúdo, mas suas atividades acabaram por desenvolver uma metodologia exemplar para o gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação, tornando-se o parâmetro mundial de excelência para quem atua com tecnologia da informação.
Se nos lembrarmos que o produto final do processo produtivo ou da prestação de serviços de qualquer organização é atender bem aos clientes de uma forma integrada, e que o desejo de toda empresa é satisfazer esses clientes por meio de um processo muito bem controlado, fica clara a importância de uma metodologia centrada em desenvolver o gerenciamento de serviços de TI de forma eficiente e que atinja os objetivos estratégicos.
Nesse contexto, saber em detalhes o que é a metodologia ITIL pode ser de grande auxílio na obtenção de resultados, redução de custos e entrega do maior valor aos clientes finais.
Saiba mais: O que é uma certificação ITIL: destacar-se no mercado.
A metodologia ITIL está intimamente ligada ao conceito de Governança de TI, determinando hierarquias de acesso, de decisão e de responsabilidades, com a maior satisfação possível de usuários e clientes, para se alcançar os objetivos da organização.
Para entender melhor o que é a metodologia ITIL, será preciso definir alguns conceitos:
Objetivo da metodologia ITIL: Criar um sistema de padrão mundial que oriente as organizações a desenvolverem seus processos.
Foco da metodologia ITIL: Gerir e operar as tecnologias da empresa, dando destaque aos fornecimentos dos serviços de TI necessários aos processos.
Finalidade da metodologia ITIL: Certificar-se que os serviços de TI serão capazes de atender aos objetivos da organização.
Princípios básico da metodologia ITIL:
Para melhor atendimento de seus objetivos, a metodologia ITIL diferencias duas grandes áreas de atuação nos processos de gerenciamento de serviços:
Entrega dos Serviços:
Visa a melhoria dos serviços atuais da empresa e matem um olho no futuro, analisando e planejando as respostas para futuras necessidades de serviços. Entre eles, se destacam:
Suporte aos Serviços:
Trata do dia a dia das atividades da empresa, garantindo a continuidade dos serviços já prestados ou em andamento. Engloba os seguintes processos:
Veja também: Automatização de service desk na Brasilcap
Ao empregar todos esses conceitos, padronizando procedimentos para o pessoal de TI e definindo as melhores práticas, a metodologia ITIL tem trazido uma significativa melhora na qualidade da comunicação, como também no compartilhamento e disponibilização das informações, reflexo da segurança e flexibilidade proporcionadas às empresas por esta metodologia.
Em consequência desses ganhos, outros fatores também têm se beneficiado, como a diminuição de riscos, melhoria da qualidade e maior satisfação dos clientes com os serviços de tecnologia da informação.
Você já pensou em gerenciamento de serviços de TI utilizando uma ferramenta BPM? Conheça o Supravizio. Um software de gerenciamento de serviços que permite automatizar processos de TI e manter todos os componentes da sua infraestrutura: manutenção do Active Directory, criação de mailbox Exchange utilizando Powershell e outros.
Confira case de sucesso em que a implantação do Supravizio BPM trouxe ganhos significativos em conjunto com a metodologia ITIL: ITIL e BPM agregam benefícios na Real Protect.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…