Primeiramente, a “qualidade” é definida no mundo dos negócios como sendo o “atendimento irrestrito a todas as necessidades dos clientes”.
Para atingir este grau de satisfação, é primordial que as empresas adotem modelos de gestão voltados para a melhoria contínua de seus processos, como é o caso da metodologia Business Process Management, também conhecida como BPM.
A qualidade total é uma resultante natural e direta das práticas de melhoria contínua nos níveis operacionais das organizações. Na verdade, é com grande frequência que os gestores utilizam sistemas como a metodologia Kaizen e o programa de qualidade 5s para inserir bases sólidas que permitam a implementação da qualidade total de forma perene em seus negócios.
Veja também: Os 9 princípios fundamentais da qualidade total nas empresas
O termo “qualidade total” foi utilizado pela primeira vez por Armand Feigenbaum no ano de 1956. Feigenbaum era engenheiro e expert em qualidade, trabalhou como diretor mundial de produção da General Eletric e foi o fundador da General Systems.
Foi ele quem propôs a ideia de que a verdade qualidade só poderia resultar de um trabalho conjunto, no qual todos os envolvidos com o processo de produção de um determinado bem ou serviço estivessem envolvidos.
Quando se analisa a questão do trabalho conjunto, entender o que é qualidade total fica mais fácil. Ela é assim declarada, pois seus objetivos são amplos e abrangentes, não se limitando apenas aos limites da própria empresa, mas buscando a excelência e a satisfação de todos os agentes envolvidos com seu negócio, sejam eles parceiros, fornecedores, distribuidores, stakeholders e outras empresas que eventualmente lhe prestem serviços terceirizados.
Tudo isso objetivando aquilo que foi mencionado no início deste artigo, que é a melhoria contínua de todos os processos e a satisfação total dos clientes.
Confira quatro dicas para implantar e nutrir a cultura da qualidade na sua empresa.
O Controle de Qualidade Total (Total Quality Control) é um método de administração multidisciplinar, que faz uso de diversos programas, técnicas e ferramentas buscando a qualidade total nos processos produtivos das empresas e a satisfação dos agentes envolvidos direta e indiretamente com estes processos. Mas nem sempre foi assim.
Antigamente, o conceito de qualidade era focado apenas nas especificações técnicas dos produtos e serviços que uma empresa entregava. Ou seja, o escopo era voltado apenas para o resultado final, no qual se buscava a ausência de defeitos, porém sem se preocupar muito com a cadeia de processos em si.
Com o passar dos anos e as mudanças no mercado, as empresas passaram a se preocupar cada vez mais com itens como produtividade, eficácia, eficiência e redução de custos.
Estas necessidades fizeram com que fossem criados controles estatísticos que permitissem ampliar o conceito de qualidade também para as condições micro e macro ambientais nas quais os produtos e serviços são construídos, e não mais apenas para o resultado final. Em outras palavras, o Controle de Qualidade Total busca um equilíbrio ideal entre a produção e a entrega.
Atualmente, os principais resultados comprovados da implementação da qualidade total nas empresas são:
Para se aprofundar ainda mais no assunto, leia também: A importância dos processos de qualidade nas organizações e seus 10 principais aspectos.
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