Constantemente o mundo dos negócios fica mais concorrido e competitivo, tanto no fornecimento de produtos quanto na prestação de serviços.
Sendo assim, o ponto-chave do sucesso de qualquer empresa no mundo está em como ela procura, dia após dia, melhorar e aprimorar cada uma das etapas envolvidas com o objetivo do negócio ao qual ela se propõe, de modo a se diferenciar das concorrentes, conquistar clientes e agregar valor à própria organização. E é exatamente disso que se trata a otimização de processos.
Para uma melhor compreensão da otimização de processos, primeiro é preciso saber exatamente ao que eles se referem.
Resumidamente, processos de negócio são conjuntos de atividades empresariais e organizacionais, orquestradas de forma sucessiva e contínua objetivando gerar um determinado serviço ou produto.
Essa estrutura de procedimentos macro e micro ambientais é o que indiretamente gera a percepção de valor por parte dos clientes, embora não seja percebida de maneira direta e em sua totalidade por eles.
Os processos de negócio, sejam eles formais ou informais, são basicamente compostos por três estágios: entradas, atividades e saídas. Entenda melhor cada um:
E como melhorar o desempenho de uma empresa? Como aprimorar todas as variáveis envolvidas em cada um desses três estágios? Qual a maneira mais eficaz de aplicar a otimização de processos nas organizações?
Automação de processos. Eliminação de gargalos e melhora do sistema de produção. Contratação e desligamento de funcionários, redução de custos e aumento da lucratividade.
Estes são apenas alguns dos benefícios proporcionados pela incorporação da tecnologia BPM (Business Process Management), a melhor maneira de implementar a otimização de processos nas empresas e organizações.
A otimização de processos, quando bem estruturada, gera resultados rápidos e significativos em qualquer ramo de negócio.
Essa estruturação passa por um ciclo de melhoria contínua que é dividido em seis etapas essenciais, as quais seguem uma ordem específica e jamais devem ser puladas:
À primeira vista, essa cadeia de procedimentos pode assustar e passar uma falsa impressão de complexidade, mas há um jeito simples e descomplicado de colocá-los em prática: com o software HEFLO.
Desenvolvido pela Venki, empresa especializada em gestão de serviços e há mais de doze anos atuante no mercado. O HEFLO possui funcionalidades que permitem modelar, executar, gerir, monitorar e otimizar todos os processos de negócio de uma empresa, de forma abrangente, intuitiva, clara, ágil e precisa.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…