Estamos aproveitando o espaço do blog do Supravizio BPM para debater a importância de as empresas investirem em mecanismos que otimizam o trabalho em equipe nas empresas e efetividade na prestação dos serviços. Não há receita de sucesso que não passe por esses quesitos básicos para construir credibilidade e promover satisfação a qualquer negócio.
Em artigo anterior destacamos os benefícios agregados às empresas a partir do uso de ferramentas BPM de gestão e da automação de processos que permitem o registro de Acordos de Nível de Serviço (SLA), indispensáveis para a otimização do serviço prestado e cumprimento dos itens nele registrados. E para garantir um Acordo de Nível de Serviço (SLA) bem executado, surge como forte aliado o Acordo de Nível Operacional – também conhecido como Operational Level Agreement (OLA) – uma ferramenta que, aplicada à gestão de pessoas e equipes, facilita o controle, monitoramento e o cumprimento das metas acordadas no SLA, otimizando assim o trabalho em equipe nas empresas.
O OLA determina acordos internos e prazos para o cumprimento das etapas do serviço, assim como os processos a serem seguidos e as responsabilidades junto à equipe a cargo de sua execução, torrnando-se um instrumento integrador e gerador de cooperação entre os envolvidos no processo.
Segundo Hudson Batista da Silva, sócio-diretor da Uptec Construção e Tecnologia, a implantação de uma ferramenta BPM de gestão vem colaborando e muito para o controle e alerta das tarefas dentro da organização, fazendo com que o cumprimento dos prazos tenha índices muito melhores, com a consequente tranquilidade do respeito aos acordos firmados com os clientes. “A ferramenta melhorou e muito a questão operacional. Isso porque permite o controle do status e envio de alertas para a execução dos procedimentos realizados dentro da organização, fazendo com que os mesmo não caiam mais no esquecimento das pessoas. Além disso, com a implantação da ferramenta é possível controlar, monitorar, registrar e ter um histórico de cada ação executada, fazendo com que seja possível identificar problemas dentro dos processos e agir para sua resolução”, comenta o executivo.
A utilização de ferramentas BPM vem neste sentido otimizar o serviço prestado a partir da gestão dos níveis de serviço e do estabelecimento de disciplinas, fazendo com que o OLA e o SLA respeitem seus prazos, agilizando o tempo de execução dos serviços, garantindo seu sucesso e possam colaborar sempre para a melhoria contínua na execução dos serviços. A consequência de tudo isso são resultados cada vez mais positivos não só no que diz respeito aos procedimentos internos, mas principalmente no que configura a satisfação do cliente em relação à prestação do serviço.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…