Se você procura mais informações sobre BPMN em apostilas, ou mesmo em artigos e tutorias BPMN em PDF, saiba que separamos 11 excelentes materiais para você baixar, ler, estudar e consultar quando precisar!
Duas das referências que trazemos são em português, mas a maioria delas é em inglês!
Os materiais são dos mais diversos tipos: posteres para consulta rápida, seminários de BPMN em PDF, tutorias, livros sobre BPMN e apostilas.
Os textos estão separados por tipos, com o nome, um pequeno resumo e o link para você baixar seu material.
Vamos lá, aproveite para ter acesso a toda essa informação de fontes qualificadas e escolha suas apostilas BPMN, livros e tutoriais.
Veja outros artigos de nosso site sobre BPMN: Porque e como usar a mais aceita notação BPMN 2.0.
Materiais de BPMN em apostilas, PDFs e outros formatos
A maioria são arquivos BPMN em PDF, mas você também encontrará informações relevantes de BPMN em word.
Confira também: Modelagem de processos: 6 PDFs, 5 vídeos e 4 Slideshares.
Pôsters de BPMN em PDF
- BPMN 2.0 – Notação de Modelo de Processo de Negócio
Totalmente intuitivo e em português, este pôster BPMN em PDF é um guia prático de consulta que você deve sempre ter à mão. Além de muito fácil de consultar, é bonito o suficiente para você colocar em sua parede. Se precisar, na mesma página existem versões em diversos idiomas, para compartilhar com amigos ao redor do mundo!
Baixe aqui: http://www.bpmb.de/images/BPMN2_0_Poster_PT.pdf
O mesmo poster também está em inglês, confira: http://www.bpmb.de/images/BPMN2_0_Poster_EN.pdf
- BPMN Quick Reference Guide
Um par de pôsteres bastante práticos e completos em que você pode consultar rapidamente as notações de eventos, atividades, gateways, diagramas de processos e muito mais, de forma rápida e ágil.
Baixe agora mesmo: https://www.nomagic.com/images/guides/no_magic_quick_reference_guide_bpmn.pdf
Tutoriais BPMN em PDF
- Tutorial de BPMN em Português
O objetivo deste PDF sobre BPMN é fornecer uma visão geral da notação padrão mais usada para que seja de fácil entendimento por todos os envolvidos em sua aplicação, sejam analistas, desenvolvedores ou gerentes de negócios, tratando de tópicos como: Escopo do BPMN, elementos, objetos de fluxo, objetos de conexão, “piscinas”, entre outros.
Baixe este Tutorial BPMN em PDF aqui:
- Business Process Mapping using the BPMN 2.0 Model and Notation Tutorial
Este tutorial na forma de uma série de slides em PDF sobre BPMN traz informações importantes sobre diagramas de processos, processos privados, início e término de eventos, atividades e sequências de fluxos, gateways exclusivos, eventos intermediários, processos públicos, piscinas, fluxos de mensagens, processos de colaboração, sub-processos e muitos outros.
Tenha acesso a este texto por aqui:
http://www.cragsystems.co.uk/bpmn_tutorial/bpmn_2_0_tutorial.pdf
Dois livros sobre BPMN
Estes dois trabalhos sobre BPMN estão em PDF e podem ser de grande ajuda para quem quer expandir seu entendimento sobre o tema, confira:
- BPMN 2.0 handbook – Dr. Bruce Silver
Este trabalho apresenta novos recursos em diagramas de processos por meio da BPMN versão 2.0, fornecendo uma visão de processos e como as coisas são feitas por meio de fluxogramas adaptados para processos de negócios e suas interações. Traz um amplo leque de temas que vale a pena você conhecer.
Veja tudo isso acessando este link:
http://www.conradbock.org/white-bpmn2-process-bookmark-web.pdf
- BPMN 2.0 by Example
Este livro é uma breve introdução que tem o objetivo de auxiliar na interpretação de vários aspectos do BPMN 2.0. Rico em exemplos, todos eles são baseados em processos executáveis, que ajudarão muito no seu aprendizado.
Confira aqui: BPMN 2.0 by Example – omgwiki.org
Materiais de BPMN em apostilas
Todas em PDF, estas três apostilas de BPMN são bem complementares entre si e vale a pena serem lidas:
- Modeling Business Processes with BPMN
Interessante e bonita apostila BPMN criada para um seminário do departamento de informática da Universidade de Roma, ministrado por Andrea Marrella. Introduz a modelagem de processos de negócio utilizando a BPMN e mostra como ela pode suportar diferentes metodologias e éreas do conhecimento, bem como diferentes objetivos de modelagem (por exemplo na orquestração e coreografia), utilizando processos de negócios reais como exemplos.
Tenha acesso a este conteúdo por este link:
http://www.dis.uniroma1.it/~marrella/slides/Sem_PM_11-12_BPMN.pdf
- An Introduction to BPMN 2.0
Um guia para os elementos centrais dentro do Business Process Model and Notation, abordando a anatomia de um modelo de processo, os três níveis de BPMN e também seus conceitos básicos.
Veja aqui este guia de BPMN em PDF
http://www.temida.si/~bojan/UNG-PIS-2013/Introduction%20to%20BPMN.pdf
- Introduction to business process model and notation
Esta apostila mostra a evolução da notação passando pelos seguintes tópicos: Introdução aos Processos de Negócios, BPMN 1.2, elementos, exemplos, BPMN 2.0, o que há de novo na notação e ferramentas de BPMN.
Clique no link e baixe o PDF do artigo sobre BPMN:
http://ccsl.ime.usp.br/baile/files/IntroductionToBPMN.pdf
Outros materiais sobre BPMN
- BPMN Official Quick Guide
Diretamente do site http://www.bpmn.org/, baixe este aplicativo ou acesse remotamente as melhores referências de BPMN 2.0, cobrindo todos os elementos, regras básicas, melhores práticas e muito mais.
Link para o guia rápido:
http://www.bpmnquickguide.com/get-bpmn-quick-guide/
- A BPMN 2.0 Extension to Define the Resource Perspective of Business Process Models
Um material mais profundo, este estudo acadêmico apresenta uma ideia de futuras melhorias na notação, visando apoiar cada vez mais seu uso prático.
Para ler, use este link:
http://www2.dcc.ufmg.br/eventos/CIBSEpapers/2011/cibse_paper02.pdf
Foram 11 matérias sobre BPMN para você aprofundar cada vez mais seus conhecimentos.
Além de sempre se atualizar com leituras e estudos, outra maneira de fazer o melhor uso do BPM em organizações é contar com ferramentas modernas e com recursos que permitam não apenas analisar, mapear e modelar processos, mas também gerar relatórios, alertas e permitir um fluxo ágil e transparente das informações.
Veja mais: Ferramentas de gestão de processos: 4 cases de sucesso.