Atualmente percebe-se o crescente número de empresas que se preocupam em implantar ferramentas que sejam capazes de automatizar e otimizar a execução de suas atividades internas, garantindo melhorias na prestação de serviços e ganhos efetivos, tanto para a empresa quanto para seus clientes.
Porém para que a implantação de uma ferramenta de Gestão por Processos possa proporcionar de fato melhorias, gestores e alta direção das empresas precisam estar cientes de que o equilíbrio entre tecnologia, pessoas e processos será o fator chave para o desempenho de sucesso dessa ferramenta. É comum que se encontrem barreiras culturais durante o percurso, pois bem sabemos que melhorias implicam em mudanças e as pessoas nem sempre estão dispostas a lidar com o “novo”.
Importante: este é um desafio que ocorre também na área de Recursos Humanos. Leia mais sobre processos na área de Recursos Humanos e gestão de Pessoas.
Segundo Andreia Luz Oliveira Meirelles, consultora de processos, o principal desafio a ser superado quando uma empresa decide implantar uma Gestão por Processos são as pessoas.
“O principal desafio encontrado quando a empresa resolve implantar uma gestão por processos está relacionado às pessoas. As pessoas que fazem parte do processo precisam ser envolvidas na elaboração e ter suas responsabilidades bem definidas, para se sentirem parte do processo. Com isso conseguimos realizar mudança cultural e quebrar alguns paradigmas do tipo: A implantação de processos vai burocratizar o serviço”.
A implantação de uma Gestão por Processos implica não só no envolvimento das pessoas, mas em estabelecer uma boa comunicação e oferecer a todos os que estarão envolvidos diretamente na execução das atividades previstas no novo fluxo de trabalho, suporte necessário para lidar com a mudança, como treinamentos, workshops, etc. “Além de envolver as pessoas, precisamos ter atenção na comunicação do que está sendo proposto com e na implantação dos processos, isso passa maior transparência para todos os envolvidos”, comenta Andreia.
O equilíbrio entre tecnologia, pessoas e processos, que, como já mencionamos é fator chave do sucesso da implantação de uma Gestão por Processos, foi ressaltado pelo CEO da Venki Tecnologia, Wallace Oliveira, durante apresentação do Webinar “Como criar uma TI orientada por processos”, que ressaltou a importância desse fator chave para o sucesso da gestão. “A tecnologia e os processos demandam investimento financeiro e de tempo. Já as pessoas precisam de uma atenção especial, pois são o elemento imprevisível do trio, apresentando dificuldades, interesses e vaidades.”
Percebemos então que, isoladamente do trio, o item pessoas tem papel de grande importância em uma Gestão orientada por Processos, e que é a partir do seu engajamento junto ao projeto de implantação de uma ferramenta capaz de estipular novos métodos que é possível construir uma gestão de sucesso, capaz de alcançar excelentes resultados.
A metodologia Seis Sigma inclui diferentes práticas de gestão que possuem o objetivo de ampliar…
Estamos vivendo num mundo cada vez mais repleto de tecnologias para automatização de processos. Mas…
Neste artigo, vamos falar do diagrama de Ishikawa com exemplos prontos para você entender este…
Você sabe o que são regras de negócios e como elas podem ajudar muito a…
Quando você pensa em liderança, quem vem a sua mente? Um familiar? Um amigo? Um…
Está sem tempo de ler agora? Que tal OUVIR o artigo? Experimente no player acima!…