O processo de comunicação nas empresas é de vital importância para que ela atinja seus objetivos. Essa afirmação pode até parecer óbvia, mas muitas empresas desprezam esse valioso conceito e continuam a utilizar precárias formas de controle e acompanhamento de suas tarefas.
As velhas planilhas e o e-mail continuam a ser usados indiscriminadamente para tarefas que fogem às suas capacidades operacionais, gerando erros, falhas e ruídos de comunicação que podem ter resultados graves.
Com isso, a falta de um método adequado afeta os processos da empresa como um todo. Alguns dos problemas mais comuns gerados por controles e monitoramentos feitos de forma manual são os seguintes:
Por esses e outros motivos é que recomendamos a adoção de ferramentas de BPM e aproveitamos para listar algumas das práticas que você deve evitar a todo custo em sua empresa:
Uma empresa que conta somente com a disciplina e organização de seus colaboradores para garantir um fluxo adequado e confiável das informações está realmente se arriscando. E se ocorrer uma falha, um documento se perder ou um integrante alegar que não recebeu determinado relatório? Todo processo pode ser comprometido trazendo graves consequências para a empresa.
A solução ideal é fazer uso de uma ferramenta de BPM para otimizar o processo de comunicação nas empresas e garantir informações seguras, confiáveis e disponíveis em tempo real.
Veja também: Como melhorar a comunicação da sua empresa
Os diversos departamentos e áreas das empresas não devem apenas registrar suas informações de forma isolada, mas compartilhá-las com os demais departamentos, gerando um fluxo de informações que facilitará não só o processo de comunicação nas empresas, mas a correta execução das tarefas que compõem seus processos.
Dessa forma, um departamento não dará andamento a um processo sem que as outras áreas envolvidas estejam cientes ou tenham dado seu aval. Para isso, um sistema BPM se faz necessário e o HEFLO garante comunicação eficiente e controle da continuidade do fluxo de informações.
Previna-se, antecipe-se aos fatos. É preciso controlar, monitora e agilizar os processos. E, para isso, as informações devem fluir e poder ser acessadas com facilidade. Utilizando o BPM é possível reduzir drasticamente as falhas no processo de comunicação das empresas, integrando suas áreas, possibilita-se a otimização de resultados por meio da melhoria contínua dos processos, controlando e monitorando-os por meio de indicadores.
Uma boa comunicação é o segredo para que as empresas cultivem um ambiente favorável a uma gestão alinhada com os objetivos estratégicos da organização e alcancem melhores resultados.
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