Inovação, tendência e garantia de destaque. Investir em processos de serviços de alta qualidade se tornou essencial para o sucesso das empresas.
Desde a época da Revolução Industrial, quando os produtos surgiam a partir de trabalhos feitos em série, de maneira maquinal, sem algo que os diferenciasse até os dias de hoje, muita coisa mudou. O mundo já não enxerga com bons olhos empresas que focam todos os seus esforços na produção de produtos e se esquecem de garantir os serviços relacionados a ele.
A concorrência contemporânea em busca de diferenciais também contribuiu para que fosse criada a necessidade de um desenvolvimento maior no setor de processos de serviços, que visasse não apenas o produto entregue, mas todo seu universo de utilização e vendas.
Por isso, hoje podemos dividir os serviços em dois tipos basicamente:
- Serviços de custo: logística, serviços financeiros, aluguéis, manutenção e etc…
- Serviço de valor: inovação, design, marketing e atendimento pós venda.
Serviço desenvolvido, indústria competitiva
Quanto mais eficientes e desenvolvidos forem seus processos de serviços mais competitividade a indústria terá. Antes o resultado de uma empresa se media pelos lucros, hoje a coisa é diferente, bem diferente.
A importância de uma empresa para o seu seguimento é medida pela qualidade dos serviços que ela oferece e isso inclui: marketing de produto, inovação tecnológica e atendimento pós venda. Sim, foi-se o tempo em que a venda acabava quando uma empresa recebia por uma compra. Hoje, quanto mais parcerias duradouras mais garantia de vida longa e sucesso.
Torne seus serviços muito mais padronizados, gerenciáveis e dinâmicos. Conheça o Supravizio, um software service manager que permite modelar, executar e gerir processos de negócios.
A qualidade em processos de serviços se traduz em riquezas
Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) nos países desenvolvidos, 65% do lucro bruto da produção industrial advêm de valores extraídos dos serviços prestados. Já nos países emergentes este número cai para 50%.
A diferença entre os valores se justifica pelos processos de serviços serem melhor prestados nos países desenvolvidos, com uma gestão focada na qualidade e no desperdício zero.
E onde se encaixa o cliente dentro dos processos de serviços?
Os clientes não são mais apenas clientes. Hoje podemos chamá-los de parceiros, pois além de ajudarem na evolução de todo o processo eles também contribuem para o marketing positivo. Os cliente podem ajudar a empresa a evoluir e tornarem-se peças essenciais para todo o desenvolvimento do processo.
BPM, uma solução dinâmica para a área de serviços
O BPM é uma ferramenta de gestão que pode ser aplicada em diversos setores da economia: indústria, comércio e serviços. Especialmente neste último setor, onde a coordenação de equipes diversas pode significar um grande obstáculo para o crescimento da empresa ou mesmo ser o ponto final dela.
E é aí que entra a gestão por processos, uma ferramenta fundamental para a promoção de altos níveis de serviço. Graças à automatização de processos é possível promover transparência, definir responsabilidades entre as pessoas envolvidas, padronizar a comunicação, monitorar tarefas e agir de forma proativa evitando não conformidades e trabalhando para a melhoria continua dos serviços prestados.